Home Food TARTE DE MIRTILOS E CARAMELO SALGADO

TARTE DE MIRTILOS E CARAMELO SALGADO

by Food and Travel Portugal
TARTE DE MIRTILOS E CARAMELO SALGADO

Para 6-8 doses

INGREDIENTES:

Para a massa
175 g de manteiga amolecida
50g de açúcar
1 gema de ovo
250g de farinha simples
Para o caramelo salgado
397g de leite condensado
150g de açúcar demerara
50g de manteiga
100ml de natas gordas
Para a mistura de chocolate
50g de chocolate negro
10g de manteiga
1 colher de sopa de golden syrup
200g de mirtilos
Forma de tarte de 20cm com fundo amovível


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 170°C. Para a massa, bata juntos a manteiga amolecida, o açúcar e uma pitada de sal marinho até ficar tudo homogéneo. Adicione a gema de ovo e misture muito bem. Adicione a farinha e misture para formar uma massa suave. Enrole a massa em película aderente e deixe descansar num local fresco enquanto faz o recheio.

Coloque o leite condensado, o açúcar e a manteiga numa panela de fundo pesado em lume baixo. Adicione as natas. Mexa até derreter o açúcar e a mistura ficar suave, depois aumente o lume um pouco e cozinhe por 6-8 minutos, até o creme ficar espesso e com uma cor dourada de caramelo. Retire do lume, adicione uma pitada de sal marinho e deixe a mistura arrefecer um pouco. Enquanto isso, derreta o chocolate com a manteiga e o golden syrup. Deixe arrefecer um pouco. Estenda a massa e forre a forma. Provavelmente, vai haver massa a sobrar, mas é impraticável fazer menos – congele o restante para uso posterior. Leve ao forno por cerca de 10 minutos com a massa coberta por papel vegetal e feijões crus por cima, a fazer peso, até ficar leve, dourada e firme.

Deixe arrefecer. Espalhe os mirtilos uniformemente sobre a base da tarte e depois cubra com uma camada de caramelo. Desenhe redemoinhos com a mistura de chocolate sobre o caramelo, usando um espeto. Quando a cobertura estiver fria,
polvilhe com uma pitada de sal marinho e sirva.

Veja outros artigos