Home Food TARTELETES DE EGGNOG COM CLEMENTINAS

TARTELETES DE EGGNOG COM CLEMENTINAS

por Food and Travel Portugal
TARTELETES DE EGGNOG COM CLEMENTINAS

Para 8 doses

Pode fazer a massa e as clementinas de véspera, mas precisará de aquecer a calda antes de servir.

INGREDIENTES:

Para a massa
250g de farinha de trigo
120g de manteiga em pedaços
75g de açúcar em pó
raspas de 1 clementina
2 gemas de ovo
1 clara de ovo levemente batida
Para as clementinas
8 clementinas
150g de açúcar de cana suave, mais extra para queimar
100g de manteiga sem sal
200ml de Sauternes
½ vagem de baunilha
Para o recheio
600ml de natas
½ vagem de baunilha, só as sementes
2 paus de canela esmagados
um pouco de noz-moscada ralada
3 cravinhos inteiros
6 gemas grandes
50g de açúcar
2 colheres de sopa de bourbon ou rum
6 colheres de sopa açúcar em pó
Formas de tarteletes 8 x 8cm


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Faça a massa. Peneire a farinha num processador de alimentos e adicione a manteiga, pulsando devagar. Adicione o açúcar e as raspas de clementina e pulse de novo brevemente. Adicione as gemas e 3 colheres de sopa de água fria e misture até a massa se unir.

Transfira para uma superfície ligeiramente enfarinhada, faça um disco, enrole em película aderente e deixe esfriar por 30 minutos.

Divida a massa igualmente em 8 pedaços e abra cada um para as formas de tarteletes. Forre com papel vegetal, encha as formas com feijão cru e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel e o feijão e pincele com um pouco da clara de ovo batida.

Volte a levar ao forno por mais 3-4 minutos até ficar crocante e dourada. Deixe arrefecer e reduza o forno para 150°C.

Descasque as clementinas e coloque-as numa tigela. Despeje por cima a água a ferver até cobrir e deixe de molho por 5 minutos. Escorra e reserve.

Quando estiverem frias o suficiente para lidar com as mãos, remova qualquer casca ou caroço restante.

Aqueça o açúcar e a manteiga juntos numa panela grande e quando o açúcar estiver dissolvido e a mistura ferver, adicione as clementinas e cozinhe por 5 minutos de cada lado. Retire a fruta e coloque numa tigela grande.

Adicione o vinho e a vagem de baunilha à panela e cozinhe por 10 minutos até que a calda esteja espessa. Despeje sobre as clementinas e deixe esfriar à temperatura ambiente.

Para fazer o creme, coloque as natas, as sementes de baunilha, os paus de canela, a noz-moscada e o cravinho numa panela e deixe a ferver lentamente, retire do lume e deixe em infusão por 20 minutos.

Bata as gemas e o açúcar juntos numa tigela, coe o creme de infusão e junte à mistura de ovos. Junte o bourbon ou o rum. Despeje a mistura nas formas de massa e leve ao forno por 25 a 30 minutos até que o recheio esteja firme.

Retire do forno e deixe arrefecer até atingir a temperatura ambiente. Polvilhe cada tartelete com açúcar em pó e use um maçarico para derreter o açúcar até dourar e endurecer. Organize as tortinhas em pratos e sirva com as clementinas e a calda doce.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais