Para 6 doses
INGREDIENTES
Para a massa
250g de farinha simples
125g de manteiga amolecida
1 gema de ovo
Para o recheio
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
300g de tomates cereja maduros, cortados em quatro
1 colher de chá de açúcar
Uma pitada de piripiri em flocos (opcional)
284ml de natas gordas
Uma generosa pitada de açafrão
2 ovos
2 gemas
240g de carne de caranguejo
Raspas de ½ limão
1 colher de chá de sumo de limão
6 formas de 10cm x 3cm de fundo amovível
PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Para a massa, esfregue com as mãos a farinha e a manteiga juntas até que a mistura se pareça com pão ralado. Adicione uma grande pitada de sal marinho. Adicione a gema de ovo e água gelada suficiente para formar uma massa suave. Envolva em película aderente e reserve para descansar num local fresco.
Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira grande em lume baixo. Adicione a cebola e o alho e frite por 4-5 minutos, até suavizar, mas sem ganhar cor. Depois, adicione os tomates e o açúcar. Tempere com sal marinho e pimenta preta recém-moída e cozinhe cerca de 20 minutos, até que a mistura fique grossa e pastosa. Adicione os flocos de piripiri (se estiver a usar).
Enquanto a mistura de tomate estiver a cozinhar, aqueça as natas e o açafrão numa panela. Antes de a mistura chegar a ferver, apague o lume e deixe arrefecer e infundir. Assim que estiver completamente frio, junte os ovos e as gemas e bata. Tempere com sal e pimenta.
Estenda a massa e forre as formas. Misture delicadamente a carne de caranguejo com o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta. Coloque a mistura de tomate uniformemente sobre a base das tortas e faça o mesmo com o caranguejo. Despeje o creme de açafrão e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou mais, até assentar.
Sirva quentes.
Para mais receitas adquira a revista Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!