Início FoodReceitas TARTES DE CREME DE MARACUJÁ COM CARAMELO

TARTES DE CREME DE MARACUJÁ COM CARAMELO

28 Abril, 2017
TARTES DE CREME DE MARACUJÁ COM CARAMELO

Para 8 doses

Esta receita faz 30 tartes pequenas. A massa e o creme de maracujá podem ser feitos de véspera. A massa pode ser guardada no frigorífico num recipiente hermético por 2-3 dias. O recheio pode ser colocado nas tartes 5 horas antes de servir, mas o caramelo só pode ser colocado imediatamente antes.

 

INGREDIENTES

200m de natas gordas
400g de creme de maracujá (veja receita)

Para as tartes
500g de massa quebrada de compra
Farinha para polvilhar

Para o caramelo
150ml de polpa de maracujá
150g de açúcar
10g de manteiga

 

PREPARAÇÃO

Primeiro faça o creme. Depois, enquanto este arrefece, faça as tartes. Pré-aqueça o forno a 220 ºC. Desenrole a massa e forme uma bola – isto torna a massa de compra mais maleável para utilizar. Divida a massa em 8 partes e estique cada uma o mais finamente possível (uma de cada vez). Corte círculos maiores do que as formas. Forre-as com a massa e utilize o rebordo para cortar o excesso. Fure a base com um garfo.

Leve as formas ao congelador durante 10 minutos. Forre as tartes com papel vegetal, encha com feijões ou arroz crus e leve ao forno 15 a 20 minutos. Retire o papel com os feijões e deixe no forno por mais 5 minutos ou até ficar dourado. Disponha num tabuleiro para arrefecerem e depois de 10 minutos remova as formas e deixe arrefecer por completo. Depois guarde num recipiente hermético no frigorífico até ser necessário.

Numa taça, bata as natas até ficarem firmes e, aos poucos, junte ao creme até ficar bem misturado. Guarde no frigorífico até ser necessário. Encha as bases de tartes com o creme e leve ao frigorífico de 1 a 5 horas.

Para o caramelo, comece por extrair o sumo de fruta da polpa utilizando o método descrito na receita de molho de maracujá. Coloque o açúcar numa panela média com 4 colheres de sopa de água a ferver e dissolva o açúcar em lume baixo. Aumente o lume e deixe ferver até criar uma ligeira cor de âmbar. Desligue o lume, junte o sumo e a manteiga, coloque numa taça e deixe arrefecer 5 minutos. Regue as tartes com o caramelo e sirva.

Veja outros artigos