Home Food TARTES DE SEMÁFORO

TARTES DE SEMÁFORO

por Food and Travel Portugal
TARTES DE SEMÁFORO

Faz 12 unidades

Pode utilizar quaisquer compotas ou doces que tenha no frigorífico, varie os sabores de acordo com as estações!

INGREDIENTES:

Para a massa
200g de farinha simples
50g de amêndoas moídas
75g de açúcar
160g de manteiga com sal, à temperatura ambiente, em cubos
1 gema de ovo
Para o recheio
4 colheres de sobremesa de compota de framboesa sem sementes
4 colheres de sobremesa de damasco em conserva
4 colheres de sobremesa de compota de lima e limão
12 forminhas
Cortador redondo de 9cm


PREPARAÇÃO:

Para fazer a massa, coloque a farinha, as amêndoas e o açúcar numa taça grande e mexa até obter uma mistura uniforme. Adicione a manteiga e use a ponta dos seus dedos para obter uma textura de migalha fina.

Junte a gema de ovo e, ainda com as mãos, misture e amasse até obter uma bola de massa suave e lisa – pode parecer que nunca mais irá ligar, mas tenha paciência porque vai! Enrole a massa em película aderente e leve ao frigorífico 30 minutos até ficar firme.

Antes de usar, remova do frio e deixe à temperatura ambiente durante 10-15 minutos. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Estenda a massa numa superfície enfarinhada até ficar com 3mm de espessura. Use o cortador para fazer discos de massa que caibam na forma. Nem toda a massa será necessária – o excesso fará outras 6-8 tartes ou poderá ser congelado para uso futuro.

Arrume os discos de massa nas forminhas e coloque uma colher de compota em cada um. Asse as tartes no forno 20-25 minutos. Retire-as e deixe arrefecer na forma 15 minutos antes de as transferir para uma grade de arame para arrefecerem completamente.

As tartes são mais saborosas quando comidas no dia em que são feitas, mas podem manter-se por 2 dias num recipiente hermético.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais