Home Food TORTA DE CHOCOLATE E CASTANHA

TORTA DE CHOCOLATE E CASTANHA

by Food and Travel Portugal
TORTA DE CHOCOLATE E CASTANHA

Para 6-8 doses

Ingredientes

4 ovos grandes
150g de açúcar, mais extra para polvilhar
1 colher de chá de extrato de baunilha
100g de farinha simples
25g de cacau em pó
½ colher de chá de fermento em pó
50g de manteiga sem sal derretida
Para o creme de manteiga
200g de chocolate negro picado
3 claras de ovos grandes
200g de açúcar
250g de manteiga sem sal, amolecida e cortada
250g de puré de castanha
Castanhas marron glacé cortadas
Servir
raspas de chocolate
cacau em pó
Forma para torta de 40cm x 30cm, untada e forrada com papel vegetal

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C. Para fazer a massa, coloque os ovos, o açúcar e a baunilha numa taça grande e bata em batedores elétricos de mão cerca de 5 minutos, até a mistura engrossar e triplicar de volume.

Peneire a farinha, o cacau em pó, o fermento em pó e uma pitada de sal numa taça e despeje suavemente na mistura de ovos usando uma colher grande de metal, tendo o cuidado de não retirar muito ar. Verta com cuidado a manteiga derretida e arrefecida à volta da borda da taça e misture até ficar homogéneo.

Verta a massa na forma preparada e alise suavemente o topo com uma espátula. Coloque na prateleira do meio do forno 8 a 10 minutos, ou até crescer e criar uma crosta leve, oferecendo resistência quando pressionado levemente com um
dedo. Deixe o bolo arrefecer 1 minuto na forma.

Coloque uma grande folha de papel vegetal numa superfície de trabalho limpa e polvilhe com 1 colher de chá de açúcar. Transfira cuidadosamente o bolo para o revestimento de açúcar no papel e retire o papel que serviu de forro. Utilize um pano de loiça limpo por cima do bolo e, a partir de uma das bordas mais curtas, role-o num movimento apertado mantendo a toalha dentro do rolo. Coloque de lado até ficar completamente frio.

Para fazer o creme de manteiga, derreta o chocolate numa taça à prova de calor sobre uma panela de água a ferver levemente. Mexa até ficar suave e reserve.

Para fazer o merengue, coloque as claras de ovos, o açúcar e uma pitada de sal numa taça à prova de calor sobre uma panela de água a ferver. Adicione 2 colheres de sopa de água e bata até o açúcar estar completamente dissolvido e a mistura ficar espumosa. Continue a cozinhar cerca de 5 minutos, até que a mistura esteja quente ao toque, grossa, com uma cor branca brilhante.

Despeje a mistura numa taça grande e bata cerca de 3 minutos com batedores elétricos de mão até que tenha dobrado de volume e esteja grossa e brilhante e que o lado de fora da taça esteja frio ao toque. Adicione gradualmente a manteiga ao merengue frio, batendo constantemente em baixa/média velocidade, até que a mistura fique suave. Usando uma colher grande ou espátula verta o chocolate derretido e o puré de castanha.

Para montar a torta, desenrole cuidadosamente o bolo esfriado e remova o pano de loiça. Verta 4 generosas colheres de sopa do creme de manteiga no bolo e espalhe uniformemente usando uma espátula. Coloque as marron glacé cortadas. Usando o papel vegetal para apoiar o bolo, enrole a tarte novamente bem apertada e transfira para um prato de servir. Cubra toda a tarte com mais creme de manteiga, polvilhe com aparas de chocolate e cacau em pó antes de servir.

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos