Início Novidades TORTA-MERENGUE DE FRAMBOESA

TORTA-MERENGUE DE FRAMBOESA

by Food and Travel Portugal
TORTA-MERENGUE DE FRAMBOESA

Para 6-8 doses

INGREDIENTES

Para o merengue

4 claras de ovos

225g de açúcar

60g de amêndoas laminadas

350ml de natas

2 colheres de sopa de mascarpone

2 colheres de sopa de creme de limão (ver abaixo)

200g de framboesas frescas

Para o creme de limão

Raspas e sumo de 4 limões

200g de açúcar

100g de manteiga sem sal cortada em cubos

3 ovos inteiros e 1 gema

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro raso (ou a bandeja do forno) com papel vegetal.

Bata as claras em picos suaves, junte o açúcar por três vezes, misturando bem entre cada adição. O açúcar precisa ficar completamente dissolvido. Quando o merengue estiver brilhante e firme, espalhe-o num retângulo no tabuleiro forrado. Espalhe as amêndoas no topo e leve a cozer 15 a 20 minutos até ficar firme e dourado no topo.

Tire o merengue do forno e vire-o por cima de um pano de cozinha limpo. Deixe descansar cerca de 10 minutos antes de remover o papel vegetal e depois deixe arrefecer completamente.

Usando uma batedeira elétrica, bata as natas com o mascarpone até obter um creme leve.

Para fazer o creme de limão, coloque as raspas e o sumo de limão, o açúcar e a manteiga numa tigela. Coloque a tigela sobre uma panela com água a ferver. Aqueça até que a manteiga derreta, mexendo ocasionalmente e certificando-se de que a tigela não toca na água.

Bata ligeiramente os ovos e a gema e derrame sobre a mistura de manteiga e açúcar. Cozinhe, mexendo suave e regularmente, até que o creme engrosse e agarre-se a uma colher de pau. Arrefeça o creme, mexendo de vez em quando, e cubra com película aderente para evitar que se forme uma crosta no topo.

Quando o merengue estiver completamente frio, espalhe por cima o creme de limão ao longo de metade, deixando uma borda de 1,5 cm. Cubra com as natas batidas e espalhe por cima as framboesas. Cuidadosamente enrole o merengue sobre si mesmo, sem pressionar muito e leve ao frigorífico uma hora antes de servir.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos