Início Food TRIFLE OUTONAL DE CLEMENTINAS

TRIFLE OUTONAL DE CLEMENTINAS

3 Dezembro, 2017
TRIFLE OUTONAL DE CLEMENTINAS

Para 4 taças de 250ml ou 6 menores

 

INGREDIENTES

18 clementinas pequenas, com casca

275g de açúcar

4 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Grand Marnier ou outro licor cítrico)

4 folhas de gelatina, mergulhadas em água fria e depois espremidas

10-15 biscoitos tipo palitos la reine

500ml de creme de pasteleiro de baunilha

2 claras de ovos

Uma pitada de cremor tártaro

 

PREPARAÇÃO

Numa panela coloque 8 clementinas cobertas com água fria. Depois de levantar fervura, deixar cozer 5 minutos e escorrer. Cubra novamente com água fria e adicione 150g de açúcar. Leve a ferver em lume brando e deixe cozer durante 10 minutos, até que as frutas fiquem macias. Escorra e reserve o líquido da cozedura.

Entretanto, tire as raspas e o sumo das restantes 10 clementinas. Coloque o sumo numa jarra medidora, junte o triple sec e adicione líquido da cozedura até obter 700ml. Passe para uma panela e leve a lume brando 5 minutos. Junte as folhas de gelatina e mexa até que se dissolvam e passe tudo por um coador de malha fina. Deixe arrefecer.

Com cuidado, corte as clementinas cozidas em 3 rodelas. Mergulhe-as na mistura de gelatina, só o suficiente para as tapar e coloque-as de modo a cobrir as paredes das taças. Mergulhe rapidamente os palitos la reine na mistura de gelatina e espalhe-os nos intervalos das clementinas para ajudar a fixá-las. Verta o resto da gelatina nas taças e deixe no frigorífico cerca de 2 horas. Quando ficar sólido, cubra com o creme de pasteleiro e devolva ao frigorífico até servir.

Bata as claras e o cremor tártaro numa taça grande até formar picos suaves. Junte o restante açúcar, uma colher de cada vez, batendo sempre até obter um merengue brilhante. Espalhe colheradas de merengue por cima do trifle e use o maçarico para queimar as pontas.

Veja outros artigos