Para 4 taças de 250ml ou 6 menores
INGREDIENTES
18 clementinas pequenas, com casca
275g de açúcar
4 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Grand Marnier ou outro licor cítrico)
4 folhas de gelatina, mergulhadas em água fria e depois espremidas
10-15 biscoitos tipo palitos la reine
500ml de creme de pasteleiro de baunilha
2 claras de ovos
Uma pitada de cremor tártaro
PREPARAÇÃO
Numa panela coloque 8 clementinas cobertas com água fria. Depois de levantar fervura, deixar cozer 5 minutos e escorrer. Cubra novamente com água fria e adicione 150g de açúcar. Leve a ferver em lume brando e deixe cozer durante 10 minutos, até que as frutas fiquem macias. Escorra e reserve o líquido da cozedura.
Entretanto, tire as raspas e o sumo das restantes 10 clementinas. Coloque o sumo numa jarra medidora, junte o triple sec e adicione líquido da cozedura até obter 700ml. Passe para uma panela e leve a lume brando 5 minutos. Junte as folhas de gelatina e mexa até que se dissolvam e passe tudo por um coador de malha fina. Deixe arrefecer.
Com cuidado, corte as clementinas cozidas em 3 rodelas. Mergulhe-as na mistura de gelatina, só o suficiente para as tapar e coloque-as de modo a cobrir as paredes das taças. Mergulhe rapidamente os palitos la reine na mistura de gelatina e espalhe-os nos intervalos das clementinas para ajudar a fixá-las. Verta o resto da gelatina nas taças e deixe no frigorífico cerca de 2 horas. Quando ficar sólido, cubra com o creme de pasteleiro e devolva ao frigorífico até servir.
Bata as claras e o cremor tártaro numa taça grande até formar picos suaves. Junte o restante açúcar, uma colher de cada vez, batendo sempre até obter um merengue brilhante. Espalhe colheradas de merengue por cima do trifle e use o maçarico para queimar as pontas.