Início Enoturismo ULMEIROS PALACE VINHOS: TESOUROS DO DOURO

ULMEIROS PALACE VINHOS: TESOUROS DO DOURO

by Food and Travel Portugal
ULMEIROS PALACE VINHOS: TESOUROS DO DOURO

Na mais antiga região demarcada do mundo, nascem alguns dos melhores vinhos portugueses. A geografia, a História e a sabedoria dos homens fazem do Alto Douro um lugar único.

Nascidos de uma combinação excecional de fatores como a localização privilegiada das vinhas no Alto Douro, um clima único e favorável às atividades vitivinícolas, castas várias mas maioritariamente autóctones, um método de produção inovador sem descurar a tradição, as gentes e colaboradores combinando saber empírico e alta especialização, um enólogo apaixonado e dedicado, um empresário e gestor profundamente conhecedor de vinhos a uma escala internacional: tudo aliado a um desígnio absoluto de levar aos quatro cantos do mundo sabores, texturas e tradições Portuguesas. Assim nasceram os vinhos Ulmeiros Palace – branco, rosé, tinto, porto e espumante – aos quais se juntará em breve uma gama completa de Azeites Premium.

 

Cave Ulmeiros Palace

 

É sabido que a região do Alto Douro possui um clima muito especial e peculiar, podendo caracterizar-se como mediterrânico, mas com a nuance de registar invernos bastante frios e verões muito quentes e secos – influências claras das Serras do Marão e Montemuro. Os solos da região também ajudam, o xisto e algum granito permitem a retenção de calor durante o dia e a sua libertação gradual de noite. É factual: baixas amplitudes térmicas e a plantação em socalcos são muito benéficas à vinha e à uva. Aliás, os pitorescos terraços murados, como escadas íngremes sobre montes e vales, permitiram, ainda, a classificação da zona como Património Mundial pela UNESCO.

As vinhas do Alto Douro

O foco dos vinhos Ulmeiros Palace incide sobre a excelência e a singularidade dos seus tintos e brancos. No caminho que finalmente se solidifica, unindo vários trilhos convergentes com já alguns anos de história, combinação única dos fatores acima referidos, as excelentes gamas de branco e tinto – Selection, Reserva, Grande Reserva – estão também a lançar um auspicioso caminho para o espumante e porto, próximos na calha deste projeto apaixonado e apaixonante.

Nas castas tintas utilizadas, destacam-se e assumem-se a Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Francesa e Touriga Nacional. Já nas brancas, a predominância é das Malvasia Fina, Viosinho, Donzelinho e Gouveio. Deixando um pequeno soslaio, por exemplo, do Ulmeiros Palace Reserva Tinto: vinhas com mais de 35 anos de plantação, algumas das supra-referidas castas selecionadas num equilíbrio perfeito, vindima feita em sobre maturação, tudo resultando num vinho de aroma intenso, muito bem estruturado, elegante e de macios taninos com metade do lote a estagiar 12 meses em barricas de carvalho francês. Será lançado em Setembro com enfoque especial nos mercados internacionais onde tem tido, em fase de provas, excelente aceitação. Os brancos seguem-se já em maio!

Produtos Ulmeiros Palace: vinhos, espumantes, vinho do Porto e azeite

 

Para mais artigos sobre Vinhos e Enoturismo compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos