Home FoodReceitasEntradas VEGETAIS ASSADOS COM CUSCUZ DE LIMÃO

VEGETAIS ASSADOS COM CUSCUZ DE LIMÃO

por Food and Travel Portugal
VEGETAIS ASSADOS COM CUSCUZ DE LIMÃO

Para 6 doses

INGREDIENTES:

1-2 colheres de sopa de azeite
2 filetes médios de salmonete, escalados e sem espinhas
Sumo de 1 limão
Cerefólio fresco para decorar
Para o cuscuz
300g de vegetais variados (batata, cenoura, beterraba, etc.), descascados, cortados em cubos
1 cebola roxa pequena, cortada em cubos grandes
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de folhas de tomilho
150g de cuscuz
150ml de caldo de vegetais quente
1⁄2 limão de conserva finamente cortado
Um punhado de coentros frescos cortados
Para o molho romesco
200g de tomates cereja
1 pimento vermelho assado
1 fatia de pão saloio do dia anterior
50g de avelãs tostadas, finamente picadas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de vinagre de xerez
3-4 colheres de sopa de azeite
1 pitada de piripiri moído
6 copos de 120ml


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Disponha os vegetais e a cebola numa travessa de forno. Espalhe por cima o azeite, o tomilho e tempere. Leve ao forno 25-30 minutos até que os vegetais fiquem macios e ligeiramente corados.

Entretanto, coloque o cuscuz numa tigela grande e cubra com o caldo de legumes quente. Mexa com um garfo, tape com a película aderente e deixe até o cuscuz absorver todo o líquido. Misture os vegetais assados com o limão de conserva e os coentros.

Para o molho romesco, asse os tomates no forno a 200ºC por 25-30 minutos (pode fazê-lo ao mesmo tempo em que assa os vegetais). Remova as sementes do pimento e meta numa picadora. Mergulhe o pão em água fria, por alguns segundos, esprema o excesso de líquido e junte ao pimento. Agregue os restantes ingredientes do molho e pique até obter uma mistura pastosa. Tempere.

Corte os filetes de salmonete em pedaços de 30g cada. Aqueça 1-2 colheres de sopa de azeite numa frigideira até ficar quente. Coloque os pedaços de salmonete com a pele virada para baixo e frite 1-2 minutos. Vire e deixe fritar mais 1 minuto. Retire da frigideira, escorra em papel de cozinha e esprema o sumo de limão por cima. Tempere com sal marinho.

Divida o cuscuz pelos copos e cubra com uma camada de molho. Disponha os pedaços de salmonete por cima e finalize com o cerefólio. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais