Home Food VINHO QUENTE COM SYLLABUB DE CHAMPANHE

VINHO QUENTE COM SYLLABUB DE CHAMPANHE

by Food and Travel Portugal
Vinho quente com syllabub

Para 6-8 doses

INGREDIENTES:

250ml de vinho tinto
100g de açúcar
1 saquinho de musselina com especiarias: 1 pau de canela, ½ colher de chá de cravinho em grão, ½ colher de chá de gengibre em pedaços, 6 cm de uma casca de laranja
250g de frutos vermelhos congelados
250ml de champanhe ou vinho espumante
2 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
500ml de natas
Para as estrelas douradas e a neve
175g de açúcar
60ml de água fria


PREPARAÇÃO:

Coloque o vinho tinto, o açúcar e o saco de especiarias numa panela e deixe ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Cozinhe por cerca de 20 minutos até que o xarope se reduza para cerca de 125ml. Coloque as bagas congeladas numa taça e despeje a calda quente por cima. Deixe arrefecer. Divida a mistura entre os copos de servir.

Para fazer o syllabub, coloque o champanhe, o sumo de limão e o açúcar numa taça e mexa para dissolver o açúcar. Bata as natas numa batedeira até começarem a ficar firmes e junte gradualmente a mistura de champanhe até formar picos moles. Coloque a mistura nos copos e deixe arrefecer por 1 hora.

Para fazer as estrelas douradas e a neve, cubra uma bancada de trabalho com papel vegetal. Coloque o açúcar e a água numa panela pequena e mexa em lume médio até que o açúcar esteja dissolvido. Ferva por cerca de 5 minutos até dourar o caramelo.

Retire do lume e deixe descansar por um minuto, deixando a mistura arrefecer e engrossar levemente. Mergulhe uma colher no caramelo e, trabalhando o mais rápido que puder, gire para frente e para trás para formar belas formas em todo o papel vegetal. Deixe para arrefecer. Parta alguns pedaços realmente bonitos das “estrelas” do caramelo e depois esmague o resto com a ponta de um rolo para fazer “neve” de ouro.
Organize as estrelas e neve sobre o syllabub e sirva imediatamente.

Veja outros artigos