Home Food VÍTOR SOBRAL TEM UMA NOVA ESQUINA

VÍTOR SOBRAL TEM UMA NOVA ESQUINA

por Food and Travel Portugal
VÍTOR SOBRAL TEM UMA NOVA ESQUINA

O Lota da Esquina é o mais recente restaurante do chef Vítor Sobral. Com 400 lugares, dois pisos e uma esplanada, o espaço é um tributo à tradição piscatória da vila de Cascais.

Esta Lota inclui dois bares e até uma área para dançar. “A premissa de que o projeto deveria promover a vila de Cascais e, sobretudo, os seus pescadores, foi a principal motivação que me levou a aceitar e a abrir a Lota da Esquina. Manter o nome de lota é sinal disso mesmo, um tributo a esta cultura piscatória”, explica o chef.

O novo espaço divide-se nos quatro elementos: Água, Fogo, Terra e Ar.  No piso térreo, privilegia-se o peixe e o marisco no restaurante dedicado à água , onde a carta varia consoante o pescado que estiver disponível no mercado no próprio dia. Escolhido o peixe pelo cliente, este pode optar pela sua confeção quer seja grelhado no carvão, numa moqueca, arroz, massada ou caril, para além das propostas de peixe marinado ou de ceviche de peixe branco.

Ao lado, o  bar Ar  acolhe os clientes enquanto aguardam pela mesa ou que simplesmente que pretendam beber uma bebida num puro momento de descontração.

Já no piso de cima, os conceitos são fogo e terra. Na  sala dedicada ao Fogo, cuja abertura está prevista para dezembro,  os legumes e a carne são cozinhados sobretudo ao lume do carvão. Aqui, os produtos são biológicos, e o conceito é trabalhá-los o menos possível, com os pratos a terem no máximo 4 ou 5 passos, privilegiando-se os grelhados. Vitela, cabrito, borrego, porco ou legumes grelhados, o ponto em comum entre todos é o respeito pela gastronomia lusófona e pelo produto.

Já no Terra o cliente vai encontrar – para além dos cortes nobres – todas as partes dos animais, incluindo as miudezas bovinas, caprinas e suínas. Vai haver tutano, língua de vaca, molejas, fígado de porco e rins de borrego mas também perna de borrego, lombo de porco ou carne maturada. A carne e os vegetais vêm diretamente do produtor, tal como os queijos, de diferentes origens conforme o produto.

Em ambos os espaços, as harmonizações são sugeridas maioritariamente com vinhos portugueses, onde pode ser encontrada também uma grande seleção de vinhos biológicos.

No exterior, na  esplanada Ar, serve-se champanhe e espumante acompanhados por ostras e marinados, com sabores leves para enaltecer o elemento ar.  São sobretudo pratos para partilha, como os petiscos, saladas de bivalves ou de marisco, entre as várias propostas que convidam à boa conversa, como manda a tradição portuguesa.

Mas a grande novidade do Lota da Esquina é o  bar Terra com espaço de animação. Aliar a restauração ao divertimento é uma tendência que tem vindo a crescer, e que vai ao encontro da vontade de Vítor Sobral de proporcionar  um espaço onde os clientes podem conviver, dançar e permanecer após uma boa refeição. O Bar Terra está localizado no primeiro andar e pretende ser um reflexo da mistura de nacionalidades que convivem em Cascais, com bebidas e cocktails do mundo inteiro. Ao lado, o espaço de dança é animado com música ao vivo ou por um Dj, sempre com a garantia de boa disposição e descontração.

Fotos @olhonegro_fotografia

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais