Home FoodReceitasEntradas WAFER DE GRÃO COM REQUEIJÃO DE CABRA

WAFER DE GRÃO COM REQUEIJÃO DE CABRA

por Food and Travel Portugal
WAFER DE GRÃO COM REQUEIJÃO DE CABRA

Receita: Chef Simon Rogan | Fotografia: Christian Barnett

Para 6 doses (como entrada)

INGREDIENTES:

Para o wafer de grão
80g de farinha de grão
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de folhas de alecrim picadas finamente
óleo vegetal, para fritar
Para a emulsão de alho
1 cabeça de alho
2 gemas de ovo
1 colher de sopa de mostarda inglesa
1 colher de sopa de vinagre de xerez
½ colher de chá de molho Worcestershire
Sumo de ½ limão
125ml de óleo de girassol
50g de requeijão de cabra fresco
Flores comestíveis variadas e brotos de rabanete, para servir


PREPARAÇÃO:

Para fazer o wafer de grão, coloque a farinha, o sal e o alecrim numa panela média e pesada, em lume médio, adicione 150ml de água e misture bem. Cozinhe por 4-5 minutos, mexendo sempre a mistura, até ficar muito, muito consistente.

Quando ficar espesso, retire do lume e espalhe colheres de chá da massa com uma espessura de cerca de 5mm e uns 4cm de diâmetro sobre uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer até ficar à temperatura ambiente.

Retire os wafers do papel quando estiverem frios e frite-os em lotes, numa panela de óleo aquecida a 180°C, por 3-5 minutos ou até dourar levemente, virando-as regularmente para que cozinhem uniformemente. Retire-os com uma escumadeira e escorra-os em papel de cozinha. Deixe arrefecer até servir.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Embrulhe a cabeça inteira de alho em papel alumínio e asse por cerca de 40 minutos, ou até que o alho fique bem macio ao toque.

Quando estiver cozida, retire a polpa macia das cascas de alho e adicione-a ao liquidificador junto com os restantes ingredientes (exceto o óleo). Triture para misturar e adicione gradualmente o óleo até que a emulsão tenha uma consistência de maionese.

Espalhe o requeijão de cabra nos wafers crocantes, seguido da emulsão de alho. Decore com as ervas e
as flores.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais