Início FoodReceitasAcompanhamentos CORAÇÕES DE ALCACHOFRAS COM AIOLI

CORAÇÕES DE ALCACHOFRAS COM AIOLI

27 Fevereiro, 2017
CORAÇÕES DE ALCACHOFRAS COM AIOLI

Para 4-6 doses

INGREDIENTES

12-18 alcachofras pequenas
Óleo de girassol para fritar
12-18 alcachofras pequenas
Óleo de girassol para fritar

Para o aioli

2 gemas de ovos, à temperatura ambiente
2 colheres de chá de mostarda Dijon
1 ½ colheres de chá de vinagre de vinho branco de boa qualidade
200ml de óleo de girassol
100ml de azeite
Sumo de ½ limão pequeno
1 colher de sopa de salsa picada finamente

 

PREPARAÇÃO

Para fazer o aioli, coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e uma pitada de sal numa tigela. Misture bem.

À parte, misture o óleo e o azeite e verta lentamente sobre o preparado das gemas, batendo sempre vigorosamente. Quando o líquido começar a engrossar, verta o óleo mais depressa até terminar. Prove, e se necessário, junte mais sumo de limão para acentuar o sabor. Se a consistência estiver muito grossa, junte um pouco de água gelada, ou sumo de limão, ou ambos. Junte a salsa.

Retire as folhas mais rijas das alcachofras. Corte 2 cm a partir do topo com uma faca de serra. Limpe os caules com um descascador de vegetais e corte, deixando ficar com 7cm. Utilize uma colher para retirar o feno dos centros e esprema de imediato umas gotas de limão para não oxidar. Prepare 4 de cada vez.

Numa frigideira de fundo pesado, aqueça o óleo de girassol a 110ºC e frite 4 alcachofras de cada vez 5 minutos, até que o coração esteja macio. Retire e deixe escorrer em papel de cozinha. Repita até fritar todas as alcachofras.

Aumente o lume até o óleo atingir os 180 ºC e frite novamente 4 de cada vez 1 minuto, até as alcachofras ficarem crocantes e douradas. Sirva com o aioli, quentes ou frias.

Veja outros artigos