Aplicação de estratégias AML/KYC no cassino Mostbet para segurança dos jogadores
O que é lavagem de dinheiro?
A lavagem de dinheiro (LD) é um processo de circulação de fundos obtidos por meios ilegais, em particular do tráfico ilegal de drogas, atos terroristas e outras operações ilegais. Os criminosos buscam limpar o dinheiro, ocultando sua origem e transformando ou movendo ativos para locais com risco mínimo de detecção.
Como eles combatem isso?
As medidas de combate à lavagem de dinheiro (MCLD) incluem um conjunto de leis destinadas ao controle obrigatório por parte de bancos e outras instituições financeiras, para prevenir, detectar e relatar operações semelhantes à LD.
Para a eficácia das MCLD, o Estado precisa:
- classificar a LD como crime;
- fornecer aos órgãos de controle e às estruturas de aplicação da lei autoridades e meios para investigar transações de LD;
- obrigar instituições financeiras a realizar a verificação de clientes, realizar controle com base em avaliação de riscos, manter documentação e relatar operações suspeitas;
- garantir a troca de dados com parceiros internacionais, com base nas necessidades.
Base normativa
O pessoal envolvido no setor de jogos online deve registrar:
- informações conhecidas por eles;
- suspeitas que surgem;
- e também, quando eles têm razões fundamentadas para acreditar que alguém está envolvido em LD, financiamento do terrorismo ou gasta fundos obtidos ilegalmente.
Tudo isso forma um conhecimento confiante ou suspeitas fundamentadas. É importante garantir transparência, mostrando que a avaliação de riscos foi realizada antes de começar a trabalhar com clientes e que nossas ações correspondem ao nível de risco.
O provedor de serviços deve provar que o escopo do monitoramento corresponde ao nível de risco e que todos os documentos são mantidos considerando o perfil de risco. Nesta revisão, destacamos métodos adicionais de avaliação de riscos, bem como justificamos a necessidade de revelar a origem dos fundos em casos de alto risco que podem indicar LD.
Política de Combate à Lavagem de Dinheiro (PCD)
Abordagens para a política de PCD:
- Criamos sistemas de controle eficazes, considerando o ambiente legal e a especificidade do negócio.
- Análise anual de riscos no contexto da PCD e adaptação das estratégias em resposta a eles.
- Nossa equipe, incluindo a alta gerência, está plenamente consciente da importância deste trabalho.
- Revisão e otimização contínua dos mecanismos de controle.
- Manutenção de documentação sobre transações de acordo com os requisitos legais.
- Treinamento sistemático de nossa equipe.
- Provisão de recursos para um especialista responsável pela PCD, para trabalho independente.
Controle de riscos
De acordo com a legislação britânica de 2007 (Money Laundering Regulations 2007), desenvolvemos um sistema de avaliação e gestão de riscos. Nossa abordagem de risco inclui:
- Identificação de riscos associados à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
- Elaboração e implementação de estratégias para minimizar os riscos identificados.
- Melhoria contínua das medidas de controle.
- Análise das ações realizadas.
Trabalhamos propositadamente onde é mais relevante e eficaz. Nossa alta gerência e toda a equipe aderem a este método. Também analisamos o nível de ameaça de lavagem de dinheiro para o nosso negócio e as possíveis consequências.
Atividades suspeitas
Atividades suspeitas incluem transações incomuns e perfis de jogadores. Para rastrear tais usuários, nossa equipe usa os seguintes critérios e realiza verificação:
- Documento de identidade.
- Notificação de pagamento.
- Extrato bancário.
- Qualquer outro método de verificação.
A verificação abrangente é baseada no perfil do jogador Mostbet e no risco apresentado por ele. Realizamos monitoramento se detectarmos os fatores mencionados acima. Isso pode incluir a verificação do local de trabalho do cliente, do custo de sua habitação e da relação entre o custo da habitação e suas despesas.
Relatórios de Atividades Suspeitas
O ponto-chave é a criação de Relatórios de Atividades Suspeitas (RAS). O vendedor acredita que os funcionários relatam todas as suspeitas de ações relacionadas à lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. A falha em fazer isso pode levar a consequências legais.
O RAS deve ser confidencial e apresentado por escrito, garantindo anonimato.
Os funcionários não podem compartilhar informações relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro ou discuti-las com pessoas que estão sendo investigadas e outras partes. A divulgação de tais informações é estritamente proibida.
Para nossa segurança, os registros na conta não devem ter marcas de possíveis suspeitas de lavagem de dinheiro, caso o jogador deseje revisar as informações de sua conta.
Prática Operacional
O vendedor examina as ações de jogo e transações dos usuários, identificando anomalias. Antes de realizar uma retirada de dinheiro, são aplicadas as seguintes medidas:
- Verificação do histórico de depósitos para presença de transferências atípicas. Frequência e volume dos fundos depositados são examinados, comparando-os com a atividade normal do cliente e de outros jogadores.
- Análise da atividade do cliente para confirmar a participação nos jogos e excluir o uso de nossa plataforma para movimentação de fundos.
- Quando possível, os fundos são devolvidos pelo mesmo método de pagamento que foi usado para o depósito.
Processo de Retirada de Fundos
O agente, ao verificar a conta antes da retirada, determina na seção PCD respostas para as perguntas:
- O jogador fez apostas?
- O método de pagamento pertence ao jogador e foi utilizado para o depósito?
- A atividade do jogador corresponde às expectativas?
Estágios de Escalação
A aderência às regras no domínio da prevenção à lavagem de dinheiro e a transmissão de informações sobre atividades incomuns são extremamente importantes para a empresa. Isso não apenas minimiza os riscos de perdas, mas também garante a conformidade com os requisitos legais.
Todas as informações sobre ações que possam suscitar suspeitas devem ser passadas para as estruturas superiores. Ignorar tais sinais pode levar a consequências legais.
Controle Contábil
Garantimos a manutenção de um diário de auditoria para apoiar nas verificações financeiras realizadas pela aplicação da lei. Nossos padrões contábeis incluem:
- detalhes do controle pelo funcionário designado para cumprir os padrões;
- distribuição de responsabilidades na área de PML/FT;
- responsabilidade do funcionário designado à gestão;
- informações não processadas pelo funcionário designado com razões para a inação;
- dados sobre a verificação de clientes;
- registro de transações comerciais e únicas;
- treinamento de pessoal;
- PLA para todas as partes interessadas;
- comunicações com as autoridades de aplicação da lei e estruturas nacionais, incl. documentos relacionados.
Riscos Jurídicos
O pessoal é informado sobre as consequências de violações:
- Legislação sobre receitas de crimes e a lei Sobre o Terrorismo ao ocultar informações sobre operações suspeitas.
- Funcionários que ocultam informações ou não as fornecem à autoridade competente podem estar sujeitos a responsabilidade criminal.
- A divulgação de dados sobre RAS ou o início de uma investigação também pode ser uma violação.
- O crime também é cometido ao manipular ou destruir documentos relacionados à investigação.
Conheça seu Cliente (KYC)
Visão geral
Ao aceitar os Termos, você nos dá o direito de realizar as verificações de identidade e informações de contato necessárias, que podem ser exigidas por nós ou por terceiros (incluindo reguladores).
Durante o período dessas verificações, pode haver restrição de retirada de fundos da sua conta.
Quaisquer informações falsas, enganosas ou incompletas podem levar ao bloqueio da sua conta e restrição de acesso aos nossos serviços, bem como a outras medidas que considerarmos apropriadas.
Se não for possível estabelecer sua maioridade, sua conta pode ser temporariamente suspensa. Se apostas ou operações de jogo foram realizadas por você, sendo menor de idade, então:
- a conta será anulada;
- todas as operações para o período especificado serão anuladas, e os fundos serão devolvidos;
- todos os ganhos obtidos durante o período especificado serão cancelados, e você precisará devolver os fundos retirados.
Se houver mudança nas suas informações pessoais, por favor, notifique imediatamente nosso serviço de suporte.
Objetivo da política
Em certas circunstâncias, a Empresa pode solicitar ao usuário a confirmação da legalidade do uso dos Serviços:
- Se houver suspeitas de atividades ilegais.
- Em caso de dúvidas sobre a autenticidade dos documentos.
- Se o usuário violar os termos de cooperação.
- Ou em outras situações a critério da Empresa.
Nesses casos, o usuário deve fornecer informações pessoais-chave e documentos relevantes.
Os principais dados de identidade incluem:
- Documentos necessários:
- passaporte atual ou documento de identidade;
- documento comprovando o endereço atual (por exemplo, fatura de serviços públicos).
- Informações adicionais:
- outras formas de identificação (por exemplo, carteira de motorista);
- foto com o passaporte aberto ao lado do rosto;
- imagem da frente do cartão bancário (com números parcialmente visíveis).
Se necessário, a Empresa pode solicitar a confirmação das fontes de fundos do usuário.
Obrigações e Regras
Realização de verificação: Uma procedura legal de verificação de identificação é aplicada aos clientes da Empresa.
Contas inaceitáveis: Contas anônimas e pseudônimas não são permitidas. Tais contas, quando detectadas, passam por uma verificação legal. Se a identidade não for estabelecida, a conta cessa sua operação, depósitos são devolvidos ou retidos.
Duplicatas de contas: Embora alguns prefiram manter várias contas, a Empresa é obrigada a identificar e controlar tais contas. Contas duplicadas podem ser anuladas, ganhos cancelados e depósitos devolvidos.
Pessoas Expostas Politicamente: A Empresa monitora as atividades de pessoas com alto status político. Isso inclui funcionários governamentais atuais ou anteriores, seus familiares próximos e parceiros. Os procedimentos devem considerar o nível de risco associado a tais indivíduos.
Direito da Empresa: A Empresa pode unilateralmente terminar a colaboração com um cliente se ele violar a política de identificação, sem fornecer explicações.