Home Food ARROZ PILAF COM ABÓBORA ASSADA

ARROZ PILAF COM ABÓBORA ASSADA

por Food and Travel Portugal
arroz pilaf com abobora assada

Para 6 doses

INGREDIENTES:

10g cogumelos secos, tais como trompete, porcini e cantarelos
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola picada
350g de arroz integral lavado e escorrido
150g de lentilhas, lavadas e escorridas
50ml de vinho tinto
2 colheres de sopa de aneto fresco ou salsa picados
rúcula, para acompanhar
Para a abóbora assada
750g de abóbora da sua preferência, cortada em pedaços grandes
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1-2 colheres de chá de piripiri em flocos


PREPARAÇÃO:

Coloque os cogumelos num copo grande de medir e cubra com 750ml de água a ferver. Deixe repousar pelo menos por 10 minutos ou até uma hora.

Coloque uma folha de papel de cozinha no fundo de uma peneira e coloque sobre uma tigela grande. Coe os cogumelos e reserve o líquido. Lave os cogumelos para remover qualquer grão e seque; pique-os finamente e reserve.

Aqueça metade do azeite numa frigideira ou panela de risoto e refogue a cebola por 5 minutos até ficar macia, mas não dourada. Adicione o arroz e as lentilhas e cozinhe, mexendo, por 3-5 minutos, até que os grãos estejam bem cobertos de azeite, adicione o vinho e deixe ferver até que todo o líquido se tenha evaporado.

Junte 500ml da água reservada dos cogumelos, acrescente os cogumelos picados e deixe ferver novamente. Cozinhe, parcialmente tapado, por cerca de 40 minutos, até que os grãos estejam macios, mas ainda ligeiramente al dente, adicionando líquido extra quando necessário.

Enquanto isso, para fazer a abóbora, pré-aqueça o forno a 220ºC. Arrume a abóbora em 1 ou 2 tabuleiros rasos, dependendo do tamanho do forno, e regue com o azeite. Tempere bem e use as mãos para esfregar o azeite com os flocos de piripiri até que cada peça esteja bem coberta.

Asse a abóbora por 25-30 minutos, virando depois de 20 minutos (e troque os tabuleiros se estiver a usar dois). A abóbora está pronta quando estiver uniformemente caramelizada e um garfo passar pela polpa com facilidade.

Tempere o pilaf com sal e pimenta, regue com o azeite restante e espalhe as ervas escolhidas por cima. Sirva com um pouco de rúcula e 3-4 pedaços da abóbora assada por pessoa.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais