Home FoodReceitasAcompanhamentos BATATA COM CROSTA DE POLENTA E PARMESÃO E AIOLI DE ALHO ASSADO

BATATA COM CROSTA DE POLENTA E PARMESÃO E AIOLI DE ALHO ASSADO

por Food and Travel Portugal
BATATA COM CROSTA DE POLENTA E PARMESÃO E AIOLI DE ALHO ASSADO

Para 6 doses

INGREDIENTES:

1 cabeça de alho
160ml de azeite
1 raminho de tomilho
1kg de batatas para assar
60g de farinha de milho grossa
40g de parmesão ralado no momento
100ml de óleo de girassol
2 gemas de ovo
sumo de ½ limão
2 colheres de chá de mostarda de Dijon


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Com uma faca afiada, corte a parte superior da cabeça de alho, coloque num quadrado de papel de alumínio com 2 colheres de chá de azeite. Coloque o tomilho por cima e tempere com sal e pimenta. Enrole o alumínio e leve ao forno por 50 minutos até amolecer. Retire do forno e deixe arrefecer.

Descasque as batatas e corte em cunhas grossas, cerca de 6 cunhas por batata. Coloque numa taça e misture com uma colher de sopa de azeite.

Misture a farinha, o parmesão, sal e pimenta num prato. Passe as batatas pela mistura e arrume-as num tabuleiro. Regue com outra colher de sopa de azeite e leve ao forno durante 30 minutos. Vire as cunhas e cozinhe-as mais uns 15-20 minutos, até ficarem crocantes.

Remova o alho arrefecido do papel alumínio, retire os dentes de alho das cascas e coloque numa taça. Misture o restante azeite com o óleo de girassol numa pequena molheira e reserve.

Usando a batedeira, bata as gemas, o sumo de limão, a mostarda e um pouco de sal e pimenta com o alho. Depois, junte lentamente os óleos, sempre a bater, até que o aioli esteja espesso e brilhante.

Sirva as fatias de batata com o aioli de alho.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais