Home FoodReceitasEntradas BOLINHOS DE ESPARGOS E RICOTTA COM MAIONESE DE LIMÃO E PAPRICA FUMADA

BOLINHOS DE ESPARGOS E RICOTTA COM MAIONESE DE LIMÃO E PAPRICA FUMADA

por Food and Travel Portugal
BOLINHOS DE ESPARGOS E RICOTTA COM MAIONESE DE LIMÃO E PAPRICA FUMADA

Para 4 doses (faz 12 unidades)

Se quiser fazer mais, prepare em lotes separados ao invés de ir duplicando a mistura – funciona melhor assim. A farinha de batata está disponível nas lojas de comida saudável e de produtos asiáticos.

INGREDIENTES:

250-300g de espargos
2 ovos, separar as claras das gemas
125g de ricotta escorrida
50g de parmesão, finamente ralado
1/8 colher de chá de paprica fumada, mais extra para servir
2 colheres de sopa de farinha de batata
2-3 colheres de sopa de azeite
Para a maionese de limão e paprica fumada
3 colheres de sopa de maionese de boa qualidade
raspas finas de um limão
1/8 colher de chá de paprica fumada
Para o pesto
20g de manjericão fresco
10g de pinhões
10g de parmesão finamente ralado
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de azeite extra virgem


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 170°C. Para fazer a maionese, misture todos os ingredientes numa taça, mantendo de lado uma pitada de paprica para polvilhar o topo.

Para fazer o pesto, coloque todos os ingredientes juntos num miniprocessador com uma colher de sopa de água e triture até obter um puré fino.

Parta a zona inferior áspera dos talos dos espargos no ponto em que começa a encontrar menos resistência e descasque 5cm a partir da extremidade partida. Corte 125g dos espargos em rodelas fininhas e o restante corte longitudinalmente em 3 fitas se as hastes forem grossas ou 2 fitas se os espargos forem mais finos.

Coloque as gemas numa taça grande e as claras noutra taça com uma pitada de sal. Adicione a ricotta, o parmesão, a paprica e a farinha de batata às gemas e tempere com sal marinho e pimenta preta recém-moída. Bata as claras para formar picos macios. Bata a mistura de gema e ricotta até ficar homogénea e junte as rodelas de espargos.

Verta as claras, metade de cada vez, para manter o volume. Aqueça cerca de um terço do azeite numa frigideira (de preferência antiaderente) em lume médio. Frite os bolinhos em lotes. Use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa e com a ajuda de outra colher empurre o montinho para a frigideira.

Repita para fazer mais 2 ou 3 a fritar ao mesmo tempo. Reduza um pouco o calor e frite cerca de 1 minuto de cada lado ou até ganharem uma cor dourada. Adicione um pouco mais de azeite e continue como acima até que a mistura termine.

Mantenha os fritos quentes, colocando-os num tabuleiro dentro do forno aquecido. Se forem feitos com antecedência, basta ligar o forno a 180°C e embrulhar os bolinhos em papel alumínio cerca de 6 minutos.

Limpe a frigideira com papel de cozinha e aqueça o resto do azeite. Adicione as tiras de espargos para murcharem; tempere levemente e adicione ao topo dos bolinhos. Sirva com a maionese e o pesto.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais