Início Food BOLO TRUFA DE CHOCOLATE

BOLO TRUFA DE CHOCOLATE

by Food and Travel Portugal
BOLO TRUFA DE CHOCOLATE

Para 16 – 18 doses

 

INGREDIENTES

Para o pão-de-ló de chocolate

200g de gemas (cerca de 10ovos)

120g de açúcar

100g de manteiga deixada à temperatura ambiente, macia

135g chocolate negro em pedaços

70g de farinha de milho

Para o xarope

70g de açúcar

15ml de licor de avelã

Para a mousse de chocolate

565ml de natas para bater

485g de chocolate negro em pedaços

90g de açúcar

80g de xarope de glucose

35ml de licor de avelã

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre a forma (lados e fundo) com papel vegetal. Bata as gemas e o açúcar na batedeira até obter uma consistência leve e fofa. No micro-ondas, derreta a manteiga com o chocolate numa taça, mexendo a cada 20 segundos, até estar o chocolate estar derretido. Junte às gemas batidas, acrescente a farinha peneirada e misture tudo. Coloque na forma forrada e leve ao forno por 20/22 minutos. O bolo está pronto quando não ceder ao toque. Retire do forno e deixe na forma alguns minutos antes de o colocar numa grelha ou grade de arame para terminar de arrefecer.

Quando estiver frio coloque-o no congelador 40 minutos. Retire o bolo do congelador e se necessário utilize uma faca de serra para cortá-lo em 3 camadas iguais.

Para fazer o xarope, coloque o açúcar numa panela pequena com 50 ml de água, em lume médio, e ferva até o açúcar dissolver. Retire do lume e quando estiver frio, adicione o licor. Reserve.

Para a mousse bata as natas até ficarem firmes. Reserve no frigorífico. Coloque o chocolate num recipiente refratário. Numa panela pequena junte o açúcar, 105 ml de água e a glucose em lume médio e deixe ferver até o açúcar estar dissolvido. Junte o chocolate e mexa bem. Adicione o licor e misture. Acrescente as natas batidas. Para montar o bolo, disponha uma das camadas de pão-de-ló num tabuleiro forrado com papel vegetal, regue com o xarope e cubra com 1/3 da mousse de chocolate. Repita a operação com todas as camadas, sem esquecer as laterais. Use uma espátula para nivelar a última camada de mousse. Leve ao congelador por 4 horas. Pulverize com o cacau em pó e transfira para um prato de bolo.

Utilize uma faca aquecida para cortar cada pedaço. Uma vez descongelado, conserve no frigorífico.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos