Para 16 – 18 doses
INGREDIENTES:
Para o bolo de chocolate:
200g de gemas (cerca de 10ovos)
120g de açúcar
100g de manteiga deixada à temperatura ambiente, macia
135g chocolate negro em pedaços
70g de farinha de milho
Para o xarope
70g de açúcar
15ml de licor de avelã
Para a mousse de chocolate
565ml de natas para bater
485g de chocolate negro em pedaços
90g de açúcar
80g de xarope de glucose
35ml de licor de avelã
PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre a forma (lados e fundo) com papel vegetal. Bata as gemas e o açúcar na batedeira até obter uma consistência leve e fofa.
No micro-ondas, derreta a manteiga com o chocolate numa taça, mexendo a cada 20 segundos, até o chocolate estar derretido. Junte às gemas batidas, acrescente a farinha peneirada e misture tudo. Coloque na forma forrada e leve ao forno por 20/22 minutos. O bolo está pronto quando não ceder ao toque.
Retire do forno e deixe na forma alguns minutos antes de o colocar numa grade de arame (pode ser a do forno) para terminar de arrefecer.
Quando estiver frio coloque-o no congelador durante 40 minutos. Retire o bolo do congelador e se necessário utilize uma faca de serra para cortá-lo em 3 camadas iguais.
Para fazer o xarope, coloque o açúcar numa panela pequena com 50 ml de água, em lume médio, e ferva até o açúcar dissolver. Retire do lume e quando estiver frio, adicione o licor. Reserve.
Para a mousse, bata as natas até ficarem firmes. Reserve no frigorífico.
Numa panela pequena junte o açúcar, 105 ml de água e o xarope de glucose em lume médio e deixe ferver até o açúcar estar dissolvido. Junte o chocolate e mexa bem. Adicione o licor e misture. Acrescente as natas batidas.
Para montar o bolo, disponha uma das camadas num tabuleiro forrado com papel vegetal, regue com o xarope e cubra com 1/3 da mousse de chocolate. Repita a operação com todas as camadas, utilizando uma espátula para nivelar a última camada de mousse.
Leve ao congelador durante 4 horas. Polvilhe com o cacau em pó e transfira para um prato de bolo.
Utilize uma faca aquecida para cortar cada pedaço. Uma vez descongelado, conserve no frigorífico.
Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!