Home Food CAVALA GRELHADA COM MAIONESE DE LIMÃO DE CONSERVA

CAVALA GRELHADA COM MAIONESE DE LIMÃO DE CONSERVA

by Food and Travel Portugal
CAVALA GRELHADA COM MAIONESE DE LIMÃO DE CONSERVA

Para 4 doses

Pode servir 5-6 sardinhas em vez de cavala. Uma salada de endívias e agrião combina bem com qualquer uma.

INGREDIENTES:

1 cabeça grande de alho
3 colheres de sopa de óleo de limões de conserva (veja abaixo)
raminhos de tomilho fresco (melhor se for tomilho-limão)
1 colher de chá de sementes de coentro
1 colher de chá de paprika leve
sal marinho
4 cavalas gordas (cerca de 350g-400g cada), limpas
6 fatias de limão de conserva picado (veja abaixo)
2 colheres de sopa de salsa picada
200 ml de maionese, feita com
sumo de limão
500 g de cherovias descascadas
3-4 colheres de sopa de azeite
raminhos de salsa
cunhas de limão
Para os limões em conserva
6 limões de bom tamanho
sal marinho
paprika
1-2 malaguetas secas (opcional)
azeite


PREPARAÇÃO:

Para a conserva, lave e esfregue bem os limões, corte em fatias finas, remova os caroços todos e espalhe-os numa única camada numa bandeja resistente ao frio. Congele os limões durante a noite. Retire-os do congelador, polvilhe com 1 colher de sopa de sal e deixe por várias horas.

Escorra o líquido e seque as fatias com papel de cozinha. Organize as fatias em camadas em 1 ou 2 frascos de cozinha esterilizados. Polvilhe um pouco de paprika entre as camadas e adicione as malaguetas vermelhas secas, se aprecia o picante. Cubra com o azeite, bata com o (s) frasco (s) na superfície de trabalho para dissipar as bolhas de ar, depois sele.Deixe assim pelo menos 2 semanas. Certifique-se de que os limões se mantêm sempre cobertos pelo menos por 1cm de azeite.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Corte a base do alho e embrulhe-o em papel alumínio, adicionando uma colher de sopa de azeite de limão e 4-5 raminhos de tomilho. Cozinhe no forno 45-60 minutos até ficar macio. Reserve.

Numa pequena panela toste as sementes de coentro alguns minutos e depois triture-as grosseiramente. Misture o coentro e a paprika numa pasta com ½ colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite de limão. Faça 4-5 cortes diagonais em ambos os lados de cada cavala e esfregue a pasta. Reserve enquanto prepara o resto do prato.

Desembrulhe o alho e aperte os dentes moles para fora do papel. Misture o alho, o limão picado e a salsa na maionese. Pré-aqueça a grelha. Corte as cherovias em rodelas largas e besunte-as com 3 colheres de sopa de azeite. Transfira-as para um tabuleiro e grelhe-as, girando uma vez ou duas vezes e pincelando com azeite extra se necessário, cerca de 6-7 minutos até ficarem douradas. Polvilhe com sal marinho e mantenha quente.

Coloque as cavalas sobre uma cama de tomilho numa grelha coberta com papel alumínio. Pincele com o restante azeite de limão e grelhe cerca de 5-6 minutos de cada lado. Sirva a cavala com maionese e as cherovias. Decore com salsa e cunhas de limão.

Para mais receitas adquira já a Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!

Veja outros artigos