Início Food CHEESECAKE DE UÍSQUE E FRAMBOESAS

CHEESECAKE DE UÍSQUE E FRAMBOESAS

by Food and Travel Portugal
CHEESECAKE DE UÍSQUE E FRAMBOESAS

Para 8 doses

Este cheesecake é inspirado por um clássico das sobremesas escocesas, o cranachan – chantilly aromatizado com uísque e mel por cima de uma torrada de aveia e framboesas frescas.

 

INGREDIENTES

Para a base

50g de manteiga

30g de açúcar

40g de golden syrup

100g de aveia

Para o recheio

150g de framboesas

80ml de uísque

300g de queijo cremoso

300ml de crème fraîche

80ml de mel

2 ovos

1 generosa de colher de sopa

de farinha peneirada

Para servir

framboesas frescas

natas batidas

uísque (opcional)

Aros de 8 x 6 cm, untados

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 170°C. Para a base aqueça a manteiga, o açúcar e o golden syrup juntos numa panela em lume médio até a manteiga e o açúcar derreterem e a mistura parecer um xarope. Acrescente a aveia e uma pitada de sal e misture bem para que toda a aveia fique revestida. Coloque a mistura num tabuleiro raso ou numa bandeja de forno untado e alise com as costas de uma colher. Leve ao forno 20-30 minutos até ficar dourado.

Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos. Enquanto ainda está quente, use um dos aros para marcar os 8 círculos que formarão as bases. Deixe arrefecer completamente. Lave o tabuleiro e unte novamente. Deixe o forno ligado.

Para o recheio, mergulhe as framboesas no uísque 30 minutos. Numa taça grande de mistura, bata o queijo creme e o crème
fraîche. Adicione o mel, os ovos e a farinha, mexendo sempre. A seguir, junte as framboesas e qualquer uísque restante da imersão. Coloque os aros no tabuleiro untado, depois divida a mistura por eles em colheradas e leve ao forno 25-30 minutos até dourar em cima. Retire para arrefecer e, em seguida, transfira para o frigorífico para assentar pelo menos 3 horas, de preferência durante a noite.

Quando for servir, coloque um disco da base em cada prato e por cima um cheesecake. Sirva com framboesas frescas, creme e um pouco de uísque, se desejar.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos