Home Food ‘COMTRADIÇÃO’ É O NOVO LIVRO COM RECEITAS DE HENRIQUE SÁ PESSOA

‘COMTRADIÇÃO’ É O NOVO LIVRO COM RECEITAS DE HENRIQUE SÁ PESSOA

por Food and Travel Portugal
‘COMTRADIÇÃO’ É O NOVO LIVRO COM RECEITAS DE HENRIQUE SÁ PESSOA

Descubra como é fácil confecionar um Bacalhau à Zé do Pipo, uma Bôla de Presunto ou uns Papos de Anjo, em “COMTRADIÇÃO”, o novo livro do chef Henrique Sá Pessoa, que a Casa das Letras edita a 9 de Março. Uma obra que nasce da viagem ao mundo da cozinha tradicional portuguesa feita no programa com o mesmo nome do 24Kitchen Portugal.

A ideia de fazer o ‘COMTRADIÇÃO‘ já tem alguns anos. Queria regressar ao pequeno ecrã com algo novo, mas que, ao mesmo tempo, apelasse ao nosso passado, às nossas tradições e sabores”, escreve Henrique Sá Pessoa na introdução do livro. O autor explica ainda que, nos últimos anos, se inspira cada vez mais na cozinha tradicional portuguesa para criar os menus dos vários restaurantes que dirige, nomeadamente no Alma. “Livros como a Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto, passaram a ser o meu Google de receitas e uma ajuda preciosa para saber como a nossa gastronomia se espalha pelo território. Sendo eu um chef viajado e não apelidado de ‘tradicional’, achei que faria sentido inspirar-me nestes pratos que tanto me influenciam, os da cozinha tradicional portuguesa, e dar-lhes o meu toque pessoal.”

CONTRADIÇÃO” é uma viagem gastronómica, reunindo 60 receitas nascidas do desafio lançado pelo canal de TV. Henrique Sá Pessoa parte de receitas clássicas para elaborar versões mais leves, descomplicadas e acessíveis. Todas as receitas são do chef e as fotografias do livro são da autoria de Silvia Martinez. De Viana do Castelo a Faro, passando pelos Açores e a Madeira, são apresentadas três receitas por cada distrito, cada um com o respectivo QR Code, que permite ao leitor acompanhar, no Youtube, a execução por Henrique Sá Pessoa, no programa da 24Kitchen.

Todas as receitas são precedidas por uma pequena introdução onde se explica a origem do prato. Sabia que o ensopado de borrego, tal como hoje é confecionado, existe desde o século VII, com provável origem árabe? E que a Sericaia terá provavelmente origem indiana (em Malaca e terá sido trazida para Portugal pelo sétimo vice-rei da Índia para Portugal) e foi implementada pelas freiras dos conventos de Elvas e Vila Viçosa e que a rivalidade leva a que o doce tenha, ainda hoje, nomes diferentes nos dois – Sericá e Sericaia)? E que, embora tenha pensado a bomba calórica que é o Pudim Abade De Priscos, o seu criador, Manuel Joaquim Machado Rebelo, melhor conhecido como Abade de Prisco, viveu até aos 96 anos? E que segundo a lenda o Bacalhau à Brás nasceu no Bairro Alto, criado pelo taberneiro com esse nome?

O livro COMTRADIÇÃO – uma parceria entre o 24 Kitchen, Casa das Letras e Henrique Sá Pessoa – está disponível nas livrarias, a partir de 9 de março, com um P.V.P. de 24,90 euros. A terceira temporada de COMTRADIÇÃO está, atualmente, a ser emitida no canal.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais