Home FoodReceitasEntradas CREME DE BATATA E CEBOLA ASSADA

CREME DE BATATA E CEBOLA ASSADA

por Food and Travel Portugal
CREME DE BATATA E CEBOLA ASSADA

Esta sopa é um pouco incomum e surpreendente! O caramelo salgado traz um fator de espanto real e combina perfeitamente com alimentos doces e salgados. As cebolas vermelhas assadas adicionam personalidade à base de batata. Não é obrigatório finalizar com um redemoinho, pode servir o caramelo ao lado para que as pessoas adicionem só o que quiserem, mas um redemoinho dá mais que falar!

INGREDIENTES:

65g de manteiga
1 cebola branca pequena picada
5 batatas grandes descascadas e picadas
3 cherovias descascadas e picadas
1 litro de caldo de galinha ou de legumes
500ml de natas gordas
2 cebolas vermelhas grandes picadas
folhas de alguns raminhos de tomilho fresco
Para o caramelo salgado
200g de açúcar
40g de manteiga com sal
250ml de natas gordas


PREPARAÇÃO:

Derreta 50g da manteiga numa panela grande, junte a cebola branca, as batatas e as cherovias e cozinhe em lume brando por alguns minutos, até amolecer. Junte o caldo, tape a panela e cozinhe por 15 a 20 minutos, até que as batatas e as cherovias estejam macias. Coe os vegetais (reservando o líquido) e transfira-os para um liquidificador. Desfaça-os com as natas até obter um puré suave. Gradualmente, despeje o caldo reservado da cozedura, batendo continuamente até alcançar um creme rico e macio – deve ser bastante espesso e deixar um rasto quando passamos uma colher por dele.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as cebolas vermelhas e as folhas de tomilho num tabuleiro com a manteiga restante e leve ao forno pré-aquecido por 10-15 minutos, até ficarem macias, virando uma vez. Reserve.

Para fazer o caramelo salgado, coloque o açúcar numa panela pesada e leve ao lume médio-alto. Deixe aquecer por 5-7 minutos, até que o açúcar se dissolva e mude de branco para dourado pálido (pode ser necessário inclinar levemente a panela e mexer suavemente um pouco o açúcar para obter uma cor uniforme). Assim que o caramelo fique dourado pálido, retire a panela do lume e acrescente a manteiga e as natas. Reduza o lume para médio e devolva a panela ao lume por 3-5 minutos para permitir que a cor se transforme em caramelo dourado, rodando suavemente em redor da panela para evitar que queime. Adicione uma pitada de sal marinho e, enquanto ainda estiver morno, despeje num pequeno jarro de plástico.

Para servir, aqueça a base da sopa, adicione as cebolas vermelhas assadas e misture um pouco do caramelo salgado para adoçar, a gosto. Coloque a sopa em taças ou canecas e, com uma colher, faça um redemoinho de caramelo salgado por cima. Qualquer caramelo restante pode ser servido ao lado ou guardado e usado mais tarde – basta mantê-lo coberto no frigorífico por algumas semanas.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais