Home FoodReceitasEntradas CROQUETES DE QUEIJO

CROQUETES DE QUEIJO

por Food and Travel Portugal
CROQUETES DE QUEIJO
Doses: 4 como entrada

INGREDIENTES:

Para os croquetes
5 folhas de gelatina
200ml de leite gordo
100g de manteiga sem sal
100g de farinha simples
250g de queijo camembert
óleo vegetal, para fritar
folhas de mostarda, para servir
Para a crosta
75g de farinha de trigo comum
2 ovos
100g de farinha panko
Para a maionese de mostarda
2 gemas de ovo
50g de mostarda inglesa
1 colher de chá de vinagre de xerez
140ml de óleo de colza
140ml de óleo de girassol


PREPARAÇÃO:

Mergulhe a gelatina em água fria por alguns minutos até amolecer. Escorra, esprema o excesso de água e reserve a gelatina.

Aqueça o leite numa panela pequena e pesada em lume baixo até ferver, depois retire do lume.

Derreta a manteiga em lume baixo, adicione a farinha e misture bem. Cozinhe a farinha e a manteiga por 3-4 minutos até que o roux deixe os lados da panela limpos.

Adicione gradualmente o leite morno ao roux e bata até ficar homogéneo e espesso; retire do lume e adicione o queijo e a gelatina amolecida. Mexa até o queijo derreter e a gelatina dissolver e tempere com sal. Transfira a mistura para um recipiente ou tigela e leve ao frigorífico por 10 minutos.

Para fazer a maionese, misture as gemas, a mostarda e o vinagre de xerez numa tigela média. Continue a mexer para emulsionar enquanto adiciona lentamente os óleos até obter uma maionese espessa. Tempere com uma pitada de sal.

Frite os croquetes em lotes numa panela com óleo aquecido a 180°C, por 3-4 minutos, ou até dourar levemente. Retire com uma escumadeira, escorra em papel de cozinha e tempere com sal.

Adicione pequenas colheres de maionese de mostarda em cada prato, cubra cada uma com um croquete e termine com a folha de mostarda.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais