Home Food DONUTS DE MAÇÃ E CANELA

DONUTS DE MAÇÃ E CANELA

por Food and Travel Portugal
DONUTS DE MAÇÃ E CANELA

Faz 15 unidades

INGREDIENTES:

Para os donuts
7g de fermento seco
40g de açúcar
500g de farinha de trigo, mais extra para polvilhar
10g de sal marinho
50g de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo grande, batido
200g de leite gordo
óleo de girassol, para fritar
Para o puré de maçã
300g de maçãs descascadas sem caroço (peso das maçãs preparadas), picadas
50g de manteiga sem sal
100g de açúcar
Para o açúcar de canela
200g de açúcar
3 colheres de chá de canela em pó

tapete de silicone


PREPARAÇÃO:

Coloque 125ml de água morna num jarro de medição e junte os pedacinhos de fermento e o açúcar. Deixe ativar e formar uma espuma (cerca de 10 minutos).

Coloque a farinha, o sal, a manteiga, o ovo batido e o leite numa batedeira com gancho e misture por 30 segundos, adicione o fermento e misture em velocidade média por 5 minutos para formar uma massa lisa.

Transfira a massa para uma tigela enfarinhada, cubra com um pano húmido e deixe levedar num lugar quente até dobrar de volume (cerca de 30 minutos).

Coloque a massa levedada numa superfície polvilhada com farinha e amasse para desfazer as bolhas de ar e criar uma textura mais uniforme. Corte a massa em 15 partes iguais, cada uma com cerca de 20g, e transforme-as em pequenas bolas. Coloque cada uma delas, ligeiramente afastadas, no tapete de silicone. Cubra-as com um pano húmido e deixe levedar num lugar quente por cerca de 40 minutos, até dobrar de tamanho novamente.

Para fazer o puré de maçã, coloque as maçãs, a manteiga e o açúcar numa panela pesada em lume brando. Tape e cozinhe por 25 minutos até que as maçãs fiquem macias e reduzidas a uma polpa, mexendo ocasionalmente. Retire a tampa e deixe borbulhar para reduzir até que a mistura de maçã fique xaroposa, mexendo ocasionalmente. Transfira para uma tigela e reserve para arrefecer.

Para o açúcar de canela, misture os dois ingredientes numa tigela e reserve.

Aqueça o óleo para fritar numa frigideira funda ou outra panela funda e pesada adequada a 180°. Quando estiver quente, frite os donuts em lotes – com cuidado para não sobrecarregar a panela – por cerca de 2-3 minutos até ficarem bem dourados – vá virando-os para obter uma cor uniforme em toda a massa.

Depois de fritos, retire os donuts da panela e escorra-os em papel de cozinha. Coloque numa grade para arrefecer por alguns minutos e cubra com o açúcar de canela. Os donuts ficam melhores quando servidos ainda quentes, mas se tiverem arrefecido pode reaquecê-los num forno pré-aquecido a 180°C por alguns minutos.

Abra os donuts quentes a três quartos. Preencha com o puré de maçã e sirva de imediato.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais