Home Novidades EM PERIGO DE EXTINÇÃO: MAR MORTO, JORDÂNIA

EM PERIGO DE EXTINÇÃO: MAR MORTO, JORDÂNIA

por Food and Travel Portugal
EM PERIGO DE EXTINÇÃO: MAR MORTO, JORDÂNIA

Há qualquer coisa de peculiar nesta estranha porção de água que se estende entre as montanhas da Jordânia e as colinas de Jerusalém. Para começar, apesar de ser chamado de mar, está rodeado por terra e é nove vezes mais salgado que qualquer oceano.

Provavelmente, já viu fotografias de amigos seus ali a boiar como patinhos de borracha, ou repletos daquela lama escura e pastosa, conhecida pelas suas propriedades curativas. Hoje em dia, alguns editores gracejam sobre o facto de o Mar Morto estar, de facto, a morrer.

Infelizmente, é verdade. A água recua 1,2m todos os anos. De acordo com o Centro de Investigação Oceanográfica e Limnológica de Israel, em 1911 a linha de água estava 390m abaixo do nível do mar e, em 2500, estará 550m. Os negócios locais já estão a sentir estes efeitos. Quando foi construído, em 1980, as ondas ainda rodeavam o resort Ein Gedi. Hoje em dia, a água está a 2km de distância e os hóspedes têm de ir de comboio até à praia, o que resulta num custo de quase 450.000€ por ano. A maior causa vem dos danos sofridos pelo Rio Jordão que também é fundamental para a agricultura na Jordânia, na Síria e em Israel.

Outrora um caminho de água com uma corrente turbulenta, tem hoje menos de 90% do seu caudal e é pouco mais que um lençol de água durante a maior parte do ano. Será que este ecossistema único não será no futuro nada mais que um pedaço de terra árida? Não, se o projeto de 2 mil milhões de euros, o Red Sea – Dead Sea Water Conveyance, puder ajudar. Numa primeira fase, representará uma adição anual de 300 milhões de metros cúbicos de água bombeados ao longo de 180km, desde o Mar Vermelho até ao Mar Morto. Claro que isto poderá, eventualmente, alterar a constituição mineralógica única da água do Mar Morto. Mas se tudo correr como planeado, pode ser que ainda consiga fazer aquela fotografia a flutuar enquanto lê o jornal.


VEJA AGORA

Assim que as circunstâncias o permitirem, mergulhe nas águas ricas em potássio do Mar Morto como parte de um itinerário de 8 dias na Jordânia com múltiplas atividades, que incluem caminhadas, passeios a camelo e dormir sob a luz das estrelas num autêntico acampamento beduíno. A KE Adventures foi premiada com cinco estrelas pelas suas práticas sustentáveis, pela AITO, e segue a política de ‘não deixar nada para trás, para além de pegadas’. Pode já reservar a sua aventura, há datas ativas para abril e para setembro deste ano. A partir de 1.375€.


FAÇA A SUA PARTE

Marque uma viagem de barco de 1h30 em torno das formações salinas com o ativista e fotógrafo Noam Bedein. As receitas da viagem serão doadas diretamente para consciencializar a população acerca da situação que se vive no Mar Morto, que inclui um documentário The Quest to Heal our Water Treasures e uma exposição multimédia Illusory Beauty: The Dead Sea – Warning Signs, cujos lucros revertem para a preservação desta área.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais