Home Food GNOCCHI DE CASTANHA, MANJERONA E BATATA COM MANTEIGA E PINHÕES

GNOCCHI DE CASTANHA, MANJERONA E BATATA COM MANTEIGA E PINHÕES

por Food and Travel Portugal
GNOCCHI DE CASTANHA, MANJERONA E BATATA COM MANTEIGA E PINHÕES

Para 6 doses

INGREDIENTES:

400g de batatas farinhentas
100g de castanhas cozidas
275g de farinha
2 colheres de sopa de queijo parmesão para ralar
1 gema de ovo
3 colheres de sopa de manjerona fresca picada
75g de manteiga sem sal
60g de pinhões
Espremedor de batatas


PREPARAÇÃO:

Cozinhe as batatas com casca em água a ferver por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias. Seque bem. Como alternativa, asse-as. Amasse as castanhas com um garfo. Corte as batatas ao meio e coloque-as numa tigela, misture as castanhas e passe por um espremedor de batatas. Misture delicadamente o preparado de batatas com a farinha e o queijo.

Faça um poço no centro, adicione a gema de ovo, a manjerona e uma pitada de sal marinho, e misture cuidadosamente até unir os ingredientes.

Coloque sobre uma superfície enfarinhada. Amasse levemente para formar uma massa suave, macia e ligeiramente pegajosa. Enrole a massa em salsichas grossas, com aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Corte em pedaços de 2cm e enrole em forma de rolhas gordas.

Coloque os gnocchi num pano de cozinha limpo e levemente enfarinhado (os gnocchi podem ser congelados nesta fase, depois transferidos para um recipiente próprio e armazenados até que precise deles).

Leve uma panela grande com água salgada a ferver. Cozinhe os gnocchi em 2 lotes, por 2-3 minutos (mais tempo se estiverem congelados) ou até que eles flutuem na superfície. Retire com uma escumadeira enquanto boiam e transfira para um prato forrado com um pano de cozinha limpo.

Derreta metade da manteiga numa frigideira grande e deixe até ficar um pouco castanha. Adicione metade dos gnocchi e frite sem mexer; agite a frigideira até começarem a ganhar cor em redor dos lados e junte metade dos pinhões fritando por mais 2 minutos até dourar.

Tempere e transfira para uma travessa quente e rasa. Repita com a manteiga restante, os gnocchi e os pinhões. Sirva imediatamente.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais