Início Novidades MALTA: VALLETTA

MALTA: VALLETTA

by Beatriz Fragoso
MALTA: VALLETTA

PREVISÃO: 26ºC, 12 horas de sol por dia e temperatura do mar de 26ºC.

Localizada no coração do Mediterrâneo, esta ilha sedutora é conhecida pelas atividades de mergulho e pela sua história, sendo frequentemente negligenciada como um destino de praia. No entanto, pergunte a qualquer habitante local e apontar-lhe-ão a direção de locais secretos para nadar e enseadas clandestinas, com praias de areia vermelha e água cristalina. Uma das alegrias desta pequena ilha é que nada fica a uma distância maior que 30 minutos de carro. Embora a capital Valletta esteja localizada na costa Este, as numerosas praias e as aldeias charmosas da costa Norte são de mais fácil acesso.

A baía de Ghajn Tuffieha, em forma de ferradura, apenas pode ser alcançada por um trilho delimitado por tamariscos e funcho-marítimo. A sua vizinha, a Golden Bay, é a praia mais famosa da ilha graças à sua areia cor de caramelo, enquanto a piscina natural St. Peter’s Pool na península de Delimara é um lugar magnífico para passar a tarde. Siga pela estrada principal como se fosse a caminho da baía de Marsaxlokk e tenha atenção ao poste de madeira com uma placa a indicar o trilho; atravessando um campo coberto de arbustos de alcaparra vai chegar à enseada azul rodeada de rochas suficientemente confortáveis para estender  uma toalha.

Esta ilha é referida n’A Odisseia de Homero e na Bíblia e é ocupada por vários lugares misteriosos, incluindo o Hypogeum (um labirinto de câmaras subterrâneas) e a II-Maqluba, uma caverna natural onde flores selvagens brotam durante a primavera.

Quando anoitecer, perca-se no enredo das ruas antigas de Valletta. O The Medina Restaurant (no coração do distrito de Medina) possui um pátio coberto onde pode desfrutar de pratos tradicionais, como o linguine com ouriço do mar e amêijoas.

 

ONDE FICAR

O Valletta Vintage é uma moradia do século XVIII com três estúdios, mobília de meados do século e peças contemporâneas peculiares, como as redes de baloiço nas janelas. Duplos desde 150€. vallettavintage.com

A elegante Casa Ellul é o único hotel de luxo dentro das muralhas de Valletta. O edifício tem mais de 400 anos e os quartos combinam o design tradicional maltês com toques luxuosos, como banheiras de bordas redondas. Duplos desde 265€. casaellul.com

 

Para mais propostas de viagens compre já a revista Food and Travel. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos