Início FoodDa Época MARACUJÁS

MARACUJÁS

by Food and Travel Portugal
Maracujá

O sabor agridoce e perfumado deste fruto celestial conjuga-se perfeitamente em sobremesas e coquetéis

Clarissa Hyman

O maracujá, também conhecido por fruta da paixão (passion fruit, em inglês) é uma espécie muito apreciada pelo seu fruto. Ajuda, desde logo, que o seu interior carnudo, escondido sob uma casca enrugada e elástica, revele um néctar enigmático que inclui notas tanto de doce como de ácido.
O nome do fruto nada tem a ver com a paixão no sentido de uma emoção profunda. Os colonizadores espanhóis da América do Sul usaram as flores da planta como símbolo da paixão de Cristo na cruz e chamaram-lhe flor das cinco chagas. Foram muito precisos na analogia entre a flor e a crucificação: os três estigmas lembravam os três cravos; os cinco estames encarnavam as cinco chagas; o ovário, do alto do caule, recordava o martelo usado para enterrar os cravos; a espinhosa coroa, por cima das pétalas, simbolizava a coroa de espinhos. Finalmente, as cinco pétalas e as cinco sépalas imitavam os dez apóstolos fiéis (Pedro e Judas estão excluídos).

Nativa do Brasil, a passiflora edulis é uma planta cultivada em grande parte da América do Sul, mas também noutros países de clima ameno como a Nova Zelândia, Africa do Sul e Quénia. Em Portugal, embora já existam alguns ensaios de pomares no norte, é produzida principalmente na Madeira e nos Açores. Não sendo considerada uma fruta popular, já tem bastante presença no mercado e é procurada para transformação em sumos, concentrados, licores e doces.
O maracujá é uma planta trepadora perene, cujas flores crescem com frequência em climas temperados. Comercialmente, encontramos duas variedades à venda: o maracujá roxo e o amarelo.

Para perceber se o fruto está maduro é necessário alguma intuição: a casca é lisa e dura quando está verde; se estiver muito enrugada, a polpa poderá estar seca. Por isso, o mais importante ao comprar maracujás, é sentir que são pesados para o seu tamanho, com a casca firme e ligeiramente enrugada. Como estes frutos amadurecem à temperatura ambiente, evite deixá-los no frigorífico.

 

 

RECEITAS:

 

TARTES DE CREME DE MARACUJÁ COM CARAMELO

CLARAS FLUTUANTES EM CREME DE MARACUJÁ E PISTÁCIO

CREME DE MARACUJÁ

CHEESECAKE DE MARACUJÁ

MOLHO DE MARACUJÁ

POSSET DE MARACUJÁ COM CHOCOLATE BRANCO

 

Veja outros artigos