Início Food MARINADA DE COENTROS, CÔCO E ANANÁS PARA FRANGO SATAY

MARINADA DE COENTROS, CÔCO E ANANÁS PARA FRANGO SATAY

by Beatriz Fragoso
MARINADA DE COENTROS, CÔCO E ANANÁS PARA FRANGO SATAY

Para 4-6 doses

Estes sabores indonésios criam uma excelente marinada para o frango satay servido com uma salada fresca. O ananás só precisa de 30 a 60 minutos para marinar. O sambal oelek é uma pasta de malaguetas que pode ser encontrada em mercados de produtos asiáticos.

 

INGREDIENTES

½ ananás descascado e sem o miolo

½ molho de coentros, só folhas grosseiramente picadas e mais um pouco de ramos inteiros para a marinada

2 colheres de sopa de sambal oelek

Sumo de 2 limas

25g de pedaços ou lascas de coco fresco

4 peitos de frango, cortados em fatias finas, no sentido do comprimento

Cerca de 32 espetinhos de bambu de 15 cm, mergulhados em água fria

 

PREPARAÇÃO

Corte o ananás em pedaços e coloque num processador com os coentros, o sambal e o sumo de lima. Junte o coco, deixando de parte 1 colher de sopa. Pique a mistura até obter uma pasta grossa e transfira para um tabuleiro grande que comporte as espetadas numa só camada.

Escorra os espetos da água e coloque as tiras de frango. Leve-os à marinada, misture, cubra com o coco restante e deixe a marinar, coberto, 30 a 60 minutos. Tempere com sal.

Acenda o grelhador para que as brasas fiquem muito quentes ou, se preferir, utilize uma frigideira ou grelhador de fogão (se optar pelo churrasco, utilize na mesma uma frigideira ou placa, para que as espetadas não caiam nas brasas). Coloque a marinada numa panela e leve ao lume para ferver. Deixe as espetadas grelhar durante alguns minutos de cada lado, pincelando-as com um pouco do molho de vez em quando. Quando ganharem cor, verifique se estão cozinhadas no interior e sirva quentes.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos