Home Food MIL-FOLHAS DE CREME DE LIMÃO

MIL-FOLHAS DE CREME DE LIMÃO

por Food and Travel Portugal
MIL-FOLHAS DE CREME DE LIMÃO

Para 8-9 doses

Sendo verdade que as massas caseiras são, sem dúvida, a melhor solução, há que ganhar tempo, e se optar por comprar a massa pronta, adicione-lhe um pouco de manteiga extra para obter um ótimo resultado final.
Como variação, pode substituir os limões por 4 limas ou 2-3 laranjas. Guarde o creme restante para barrar em pão ou scones ou, misturado com chantilly, para cobrir merengues e pão-de-ló.

INGREDIENTES:

500g de massa folhada
50g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (opcional), mais para untar
1 clara de ovo pequeno
3 colheres de sopa de açúcar
284ml de natas gordas
8 colheres de sopa de creme de limão (ver abaixo)
2-3 colheres de sopa de açúcar em pó (opcional)
Para o creme de limão (faz cerca de 2 frascos)
2 limões grandes, sem cera, bem lavados
100g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
175g de açúcar
3 ovos médios batidos


PREPARAÇÃO:

Primeiro faça o creme de limão. Para isso, rale finamente as cascas dos limões para uma taça à prova de calor. No fim, esprema o sumo e adicione a manteiga e o açúcar. Coloque a taça sobre uma panela de água ligeiramente a ferver e mexa constantemente até a manteiga derreter. Junte os ovos à mistura através de um passador e cozinhe 10-15 minutos, mexendo frequentemente, até que o creme engrosse consideravelmente.

Coloque em frascos esterilizados pequenos e mornos. Se estiver a usar massa comprada, desenrole-a sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha para formar um retângulo de cerca de 5 mm de espessura e pincele-a com manteiga sem sal em dois terços da superfície a menos de 1cm das bordas. Dobre o terço que não levou manteiga para o centro, depois o outro lado por cima. Sele as pontas pressionando levemente com um rolo, depois deixe no frigorífico 30-40 minutos antes de prosseguir.

Coloque o forno a 190ºC. Desenrole a massa e corte em 3 retângulos de 30cmx18cm. Unte 2-3 tabuleiros de assar e coloque os retângulos de massa sobre eles. Leve ao frio. Bata a clara de ovo até ficar ligeiramente espumosa e pincele sobre a massa com cuidado para evitar que a clara de ovo transborde.

Polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar e leve ao forno 20-30 minutos, até estar crescida e dourada. Transferir para uma grelha de metal para arrefecer. Quando estiver pronto para servir, bata as natas com o restante açúcar e junte 3 colheres de sopa de creme de limão.

Arrume as massas em camadas (mantendo a mais bonita na parte superior), intercalando com as natas e as restantes 5 colheres de sopa de creme de limão. Polvilhe o topo com uma boa cama de açúcar em pó e, se quiser, utilize espetos de metal aquecidos para produzir um padrão cruzado em caramelo. Uma vez montado, deve servir o mil-folhas em pouco tempo.

Para mais receitas adquira já a Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais