Início FoodReceitasPratos Principais PIZZA ALPINA

PIZZA ALPINA

by Food and Travel Portugal
PIZZA ALPINA

Faz 2 pizzas grandes

A pizza nasceu em Nápoles, mas é comida por todo o mundo. Apesar do Gruyère não ser um queijo italiano, vai mesmo bem com esta pizza “das montanhas”.

 

INGREDIENTES

500g de farinha

2 colheres de chá de sal

7g de fermento seco

320ml de água morna

Um pouco de semolina para polvilhar

Para a cobertura

80g de queijo Gruyère, ralado

250g de crème fraîche

1 cebola roxa grande, finamente fatiada

140g de salami, cortado em tiras

Folhas de manjerona

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 240ºC. Misture a farinha, o sal e o fermento numa taça grande. Gradualmente junte a água, mexendo bem com as mãos, até obter uma massa. Se estiver muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha.  Faça uma bola, cubra com um pano e deixe a descansar 5 minutos. Amasse durante 10 minutos e divida a massa ao meio. Polvilhe um pano de cozinha com um pouco de farinha, coloque as duas bolas de massa e deixe a descansar ligeiramente cobertas com um pano 30 minutos num local morno.

Entretanto misture o Gruyère e o crème fraîche numa taça e junte um pouco de sal e pimenta para temperar. Reserve.

Polvilhe uma superfície limpa com farinha e estenda a massa num círculo de 30cm de diâmetro, o mais fina possível, deixando os bordos mais grossos. Repita o processo com a outra parte da massa. Polvilhe 2 tabuleiros de forno com um pouco de semolina (ou farinha) e coloque as bases.

Espalhe a mistura de crème fraîche  por cima, disponha as rodelas de cebola e o salami. Leve ao forno 10 minutos. Retire e finalize com as folhas de majerona.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos