Início Food PUDIM DE LIMÃO E BISCOITOS COM CREME DE FOLHA DE LOURO

PUDIM DE LIMÃO E BISCOITOS COM CREME DE FOLHA DE LOURO

by Food and Travel Portugal
PUDIM DE LIMÃO E BISCOITOS COM CREME DE FOLHA DE LOURO

Para 5-6 doses

 

INGREDIENTES

175g de manteiga sem sal, amolecida

2 colheres de sopa de açúcar demerara ou açúcar amarelo fino

1 limão pequeno e mais raspas de 2 limões sem cera e o sumo de 1 limão

150g de açúcar amarelo

2 ovos grandes batidos

50g de biscoitos de ratafia ou amaretti, desfeitos

50g de amêndoas torradas picadas

100g de farinha com fermento

Para o creme

300ml de leite gordo

300ml de natas batidas

2 grandes folhas de louro, rasgadas pela metade

1 vagem de baunilha

4 gemas de ovos grandes

50g de açúcar

 

 

PREPARAÇÃO

Unte uma forma de pudim de 1-1,2 litros com 20g de manteiga e depois agite o açúcar mascavado para revestir o interior. Corte o pequeno limão muito fino, descartando os caroços e as fatias das pontas. Aplique as fatias de limão sobre a base e a lateral da forma untada.

Bata a manteiga restante com o açúcar amarelo até estar leve e macio. Junte os ovos batidos, um pouco por vez. Junte as raspas de limão, os biscoitos desfeitos e as amêndoas picadas, sempre a bater. Adicione a farinha e depois o sumo de limão, acrescentando 1-2 colheres de sopa de água quente, se necessário, para obter uma consistência fina.

Coloque a mistura na forma e cubra com um círculo de papel vegetal. Forre todo o exterior da forma com uma camada de papel vegetal seguido por outra de papel alumínio, ambos bem abaixo da borda exterior da forma. Enrole firmemente os papéis de modo a obter uma espécie de pega ao redor da forma. Coloque a forma numa panela grande e funda e despeje água a ferver em quantidade suficiente para preencher meio caminho até a forma. Leve ao lume para cozinhar, tapado, durante 2 horas, reabastecendo, de vez em quando, a água que evapora.

Para fazer o creme, ferva o leite e as natas numa panela pequena com as folhas de louro e a vagem de baunilha. Retire do calor e deixe infundir 30 minutos. Bata as gemas e o açúcar numa taça à prova de calor. Aqueça ligeiramente a mistura de leite e despeje sobre as gemas, batendo sem parar. Coloque a taça sobre uma panela de água a ferver suavemente e cozinhe, mexendo frequentemente, até o creme engrossar o suficiente para revestiras costas de uma colher de pau (cerca de 15-20 minutos). Coloque o creme num jarro à prova de calor e mantenha quente.

Para servir, retire os papéis da forma de pudim. Passe uma faca ao redor para soltar e vire por cima de um prato de servir aquecido. Sirva com o creme.

 

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos