Para 5-6 doses
INGREDIENTES
175g de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres de sopa de açúcar demerara ou açúcar amarelo fino
1 limão pequeno e mais raspas de 2 limões sem cera e o sumo de 1 limão
150g de açúcar amarelo
2 ovos grandes batidos
50g de biscoitos de ratafia ou amaretti, desfeitos
50g de amêndoas torradas picadas
100g de farinha com fermento
Para o creme
300ml de leite gordo
300ml de natas batidas
2 grandes folhas de louro, rasgadas pela metade
1 vagem de baunilha
4 gemas de ovos grandes
50g de açúcar
PREPARAÇÃO
Unte uma forma de pudim de 1-1,2 litros com 20g de manteiga e depois agite o açúcar mascavado para revestir o interior. Corte o pequeno limão muito fino, descartando os caroços e as fatias das pontas. Aplique as fatias de limão sobre a base e a lateral da forma untada.
Bata a manteiga restante com o açúcar amarelo até estar leve e macio. Junte os ovos batidos, um pouco por vez. Junte as raspas de limão, os biscoitos desfeitos e as amêndoas picadas, sempre a bater. Adicione a farinha e depois o sumo de limão, acrescentando 1-2 colheres de sopa de água quente, se necessário, para obter uma consistência fina.
Coloque a mistura na forma e cubra com um círculo de papel vegetal. Forre todo o exterior da forma com uma camada de papel vegetal seguido por outra de papel alumínio, ambos bem abaixo da borda exterior da forma. Enrole firmemente os papéis de modo a obter uma espécie de pega ao redor da forma. Coloque a forma numa panela grande e funda e despeje água a ferver em quantidade suficiente para preencher meio caminho até a forma. Leve ao lume para cozinhar, tapado, durante 2 horas, reabastecendo, de vez em quando, a água que evapora.
Para fazer o creme, ferva o leite e as natas numa panela pequena com as folhas de louro e a vagem de baunilha. Retire do calor e deixe infundir 30 minutos. Bata as gemas e o açúcar numa taça à prova de calor. Aqueça ligeiramente a mistura de leite e despeje sobre as gemas, batendo sem parar. Coloque a taça sobre uma panela de água a ferver suavemente e cozinhe, mexendo frequentemente, até o creme engrossar o suficiente para revestiras costas de uma colher de pau (cerca de 15-20 minutos). Coloque o creme num jarro à prova de calor e mantenha quente.
Para servir, retire os papéis da forma de pudim. Passe uma faca ao redor para soltar e vire por cima de um prato de servir aquecido. Sirva com o creme.
Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.