Home Food PUDIM DE PEIXE BRANCO COM MOLHO DE CAMARÃO

PUDIM DE PEIXE BRANCO COM MOLHO DE CAMARÃO

por Food and Travel Portugal
PUDIM DE PEIXE BRANCO COM MOLHO DE CAMARÃO
Doses: 6

INGREDIENTES:

Azeite, para pincelar
700g de filetes de peixe branco como bacalhau fresco ou pescada, sem pele e sem espinhas, picados
310ml de natas para bater
11⁄2 colher de sopa de farinha de milho
2 ovos separados
1⁄4 colher de chá de noz-moscada em pó
1 pitada de pimenta branca
1 colher de chá de sal fino
11⁄2 colher de sopa de aneto picado
Raminhos de aneto para decorar


Para o molho de camarão
18 camarões médios crus e com casca
2 colheres de sopa de manteiga
1 alho francês, apenas a parte branca, finamente cortado
1 cenoura picada
1 talo de aipo picado
1 folha de louro
1 raminho de tomilho pequeno
1 dente de alho picado
1⁄2 colher de chá de sementes de funcho
1 colher de sopa de puré de tomate
11⁄2 colheres de sopa de conhaque
1 pequena tira de casca de limão
11⁄2 colher de sopa de natas para bater


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 170°C. Pincele uma forma de terrina pequena de 25 x 9cm com um pouco do azeite suave e forre a base e as laterais com papel vegetal de modo a que fique pendurado nos lados.

Para fazer o pudim de peixe branco, coloque os filetes de peixe e as natas numa taça de um processador de alimentos previamente arrefecida e triture até ficar tudo homogéneo. Transfira para uma taça e junte a farinha de milho, as gemas, a noz-moscada, a pimenta branca, o sal marinho e o aneto picado até ficarem bem misturados.

Bata as claras até formar picos firmes e misture uma colherada na mistura de peixe. Com cuidado, verta a clara na mistura de peixe até ficar bem incorporada, com cuidado para não deixar sair o ar. Despeje a massa de peixe na forma preparada e, em seguida, bata com firmeza no balcão, algumas vezes, para ajudar a remover as bolhas de ar. Dobre o papel vegetal por cima para cobrir a superfície e, em seguida, enrole bem com papel alumínio. Deixe descansar por 10 minutos para assentar.

Coloque a terrine num tabuleiro fundo e adicione água quente suficiente para ocupar três quartos da lateral. Cozinhe no forno 1 hora e meia, ou até que o topo esteja firme e seco ao toque e um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto isso, para fazer o molho de camarão, descasque e limpe os camarões, reservando as cabeças e as cascas, cubra com película e leve ao frigorífico.

Derreta metade da manteiga numa panela grande em lume médio-alto. Adicione as cabeças e as cascas de camarão e cozinhe por 3 minutos. Retire da panela e reserve.

Adicione a restante manteiga, o alho francês, a cenoura, o aipo, o louro e o ramo de tomilho à panela e cozinhe em lume baixo-médio por 10 minutos, ou até os legumes ficarem levemente dourados. Adicione as sementes de alho e funcho e cozinhe por 1 minuto. Adicione o puré de tomate e cozinhe por mais 1 minuto, junte o conhaque, as raspas de limão e 1 litro de água fria e deixe ferver.

Volte a colocar as cabeças de camarão e as conchas na panela, reduza o lume e cozinhe por 30 minutos. Coe o líquido através de uma peneira para uma panela limpa. Descarte as cabeças e as cascas de camarão, o raminho de tomilho e as raspas de limão, mas retorne a mistura de vegetais ao líquido e cozinhe por mais 30 minutos, ou até que a mistura reduza pela metade.

Deixe arrefecer um pouco, passe no processador de alimentos e depois por uma peneira fina. Coloque numa panela pequena, junte as natas e tempere a gosto. Leve ao lume brando, adicione os camarões reservados e cozinhe por 3-4 minutos, ou até que os camarões estejam quase cozidos. Retire do lume, cubra e reserve até estar pronto para servir.

Quando o pudim estiver cozido, retire a forma do banho-maria e deixe descansar por 10-15 minutos antes de escorrer o excesso de líquido. Depois de remover o papel alumínio e levantar as folhas de papel vegetal, passe uma faca com cuidado por dentro da forma e vire suavemente sobre um prato.

Corte em 6-8 fatias grossas e coloque cada fatia no centro de uma taça aquecida, rasa e ampla. Delicadamente, reaqueça o molho de camarão, se necessário, e coloque-o por cima do pudim, arrumando três camarões no topo de cada um. Decore com raminhos de aneto e sirva imediatamente.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais