Home FoodReceitasEntradas QUEIJO DE CABRA EM FOLHAS DE LIMOEIRO COM REDUÇÃO BALSÂMICA E PÃO DE AZEITONAS

QUEIJO DE CABRA EM FOLHAS DE LIMOEIRO COM REDUÇÃO BALSÂMICA E PÃO DE AZEITONAS

por Food and Travel Portugal
QUEIJO DE CABRA EM FOLHAS DE LIMOEIRO COM REDUÇÃO BALSÂMICA E PÃO DE AZEITONAS

Para 8 doses

Se não conseguir encontrar folhas de limoeiro, use folhas de uva em conserva.

INGREDIENTES:

230g de queijo de cabra fatiado em 8 rodelas iguais
2 colheres de sopa de raspas de limão
4 colheres de chá de especiarias de funcho (veja a receita em baixo)
16 folhas grandes de limoeiro, de preferência orgânico, lavadas
Azeite para pincelar
Para a redução balsâmica
125ml de vinagre balsâmico
250g de pão de azeitonas, cortado em fatias de 1¼cm de espessura
8 pequenos cachos de uvas doces


PREPARAÇÃO:

Arrume as fatias de queijo de cabra num prato forrado com papel vegetal.

Numa taça pequena, misture as raspas de limão e ½ colher de chá de sal marinho grosso. Polvilhe a parte superior do queijo de cabra com a mistura de limão e sal. Vire as fatias e polvilhe o outro lado com a mistura de especiarias (ver em baixo).

Faça uma sanduíche de queijo de cabra entre 2 folhas de limoeiro (ou 1 folha de uva) com os lados brilhantes das folhas, de costas para o queijo. Segure as folhas em cada extremidade com um palito de dentes. Leve as sanduíches de queijo ao frigorífico até que esteja tudo pronto para grelhar, pelo menos 1 hora ou durante a noite.

Para fazer a redução, aqueça o vinagre balsâmico numa panela pequena em lume médio-alto. Deixe ferver e deixe o líquido cozinhar até reduzir pela metade, 6-8 minutos. (O processo acelera até ao final, por isso, não se afaste dele.) Retire a panela do lume e deixe arrefecer.

Retire a espuma, se tiver alguma. Deve ter uns generosos 60ml de xarope de balsâmico. Acenda o grelhador. Quando a grelha estiver quente, reduza a temperatura para médio-alto (somente numa churrasqueira a gás) e pincele um pouco de azeite na grelha.

Primeiro grelhe o pão. Pincele as fatias de pão levemente com azeite e aqueça-as na grelha até que apareçam as marcas, 1-2 minutos. Coloque o pão de lado. Pincele levemente com azeite cada lado das sanduíches de queijo.

Grelhe por 1-2 minutos de cada lado. Arrume quatro embrulhinhos de queijo em cada prato e enfeite com pão grelhado e um cacho de uvas. Abra as sanduíches, descarte a folha superior e coloque uma pequena colher da redução balsâmica sobre cada rodela de queijo. Sirva, com a redução restante.


Especiarias de funcho

Faz cerca de 1¼ chávena

1 chávena de sementes de funcho
3 colheres de sopa de sementes de coentros
2 colheres de sopa de pimenta branca em grão
3 colheres de sopa de sal grosso

Toste as duas sementes e a pimenta numa frigideira pequena em lume médio. Assim que começar a sentir o cheiro, tire do lume. Não deixe que elas fiquem mais escuras do que um castanho claro.

Transfira as especiarias para um prato para arrefecerem. Passe as especiarias frias para um moinho de especiarias e triture até terem aproximadamente o mesmo tamanho que o sal, em seguida, adicione o sal. Triture até obter um pó. Pode armazenar num recipiente hermético, num local fresco e escuro, até 4 meses.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais