Home Food ROLO DE CARNE DE PORCO RECHEADO COM AMENDOINS

ROLO DE CARNE DE PORCO RECHEADO COM AMENDOINS

by Food and Travel Portugal
ROLO DE CARNE DE PORCO RECHEADO COM AMENDOINS

Para 8-10 doses

INGREDIENTES

2kg de barriga de porco, sem osso, com a pele marcada a cada 1cm
30g de sal fino
1 lemongrass
100g de amendoim, torrado e grosseiramente picado
250g de manteiga de amendoim crocante
½ colher de chá de flocos de piripiri
4 dentes de alho, pelados e finamente picados
3 colheres de sopa de estragão ou aneto frescos grosseiramente picados
azeite
sal em flocos

PREPARAÇÃO

Um dia ou dois antes da data em que vai cozinhar, ponha a carne em salmoura num recipiente grande de vidro ou cerâmica. Esfregue o sal na carne, de ambos os lados, e deixe por 30 minutos. Coloque a carne com a pele virada para baixo e cubra com água fria suficiente para submergir a carne. Tape bem com papel alumínio e deixe no frigorífico por 24 a 48 horas.

Pré-aqueça o forno a 180°C e ponha uma prateleira no centro do forno. Escorra a salmoura e seque bem toda a carne, colocando-a com a pele virada para baixo numa superfície de trabalho limpa. Retire as quatro primeiras camadas do lemongrass, bem como as pontas dos dois lados e corte finamente o resto. Misture numa taça os amendoins, a manteiga de amendoim, o piripiri, o alho, as ervas e o lemongrass e espalhe uniformemente sobre a carne que não tem pele.

Enrole bem a carne e prenda-a com um fio de cozinha, mantendo o rolo o mais apertado possível. Forre um tabuleiro grande com papel vegetal. Coloque uma grelha dentro do tabuleiro e o rolo de porco por cima, com a junção virada para baixo. Regue a pele com um pouco de azeite e polvilhe com flocos de sal. Leve ao forno 1h45 minutos até a pele ficar dourada.

Aumente o calor para 230°C e asse mais 15-20 minutos até o crepitar da pele assentar. Se não estiver crocante, coloque o forno na função de grelhar, em lume médio-alto, e mantenha debaixo de olho para evitar que queime. Retire a carne do forno e deixe descansar num lugar quente, destapada, 15 minutos, antes de remover o fio e cortar a carne.

Sirva com salada de folhas verdes no verão ou puré e verduras cozidas no vapor nos meses mais frios.

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos