Home Food SALADA DE FRANGO MARINADO E UVA

SALADA DE FRANGO MARINADO E UVA

por Food and Travel Portugal
SALADA DE FRANGO MARINADO E UVA

Para 2 doses

INGREDIENTES:

1 peito de frango grande (cerca de 380g) ou 2 pequenos, com pele
150ml de buttermilk (leitelho)
1 colher de sopa de azeite, mais extra para fritar
120g de uvas pretas ou vermelhas, sem sementes
1½ colher de sopa de vinagre balsâmico
½ colher de sopa de mel
3 cabeças de alface baby
2 talos de aipo com folhas
Para o molho
75ml de leitelho
1 colher de sopa de mostarda
50g de queijo azul de pasta semidura, mais extra para servir


PREPARAÇÃO:

Separe a pele do frango. Coloque o frango numa tigela, cubra com o leitelho e deixe no frigorífico por algumas horas (ou durante a noite). Isso vai amaciar a carne.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Limpe o excesso de leitelho do frango e coloque-o num tabuleiro pequeno. Regue com o azeite e tempere bem. Asse por 40-50 minutos (menos se usar peitos pequenos).

Enquanto isso, separe as uvas em pequenos cachos, mantendo-as nos caules. Misture o vinagre e o mel numa tigela, adicione as uvas e misture com cuidado para cobri-las. Transfira para um tabuleiro pequeno e leve ao forno por 20 a 30 minutos. O tempo exato vai depender do tamanho e tipo de uvas que está a usar, ou seja, o objetivo é deixá-las bem caramelizadas e suaves, mas mantendo a sua forma.

Coloque a pele do frango noutro tabuleiro pequeno, esfregue com um pouco de azeite e sal marinho. Deixe assar durante o mesmo tempo que as uvas, até borbulharem e ficarem crocantes. (É uma boa ideia cozinhar tudo em tabuleiros diferentes, uma vez que os sucos vão vazar e, para apresentar, é melhor mantê-los separados).

Coloque um grelhador de fogão em lume alto para ficar muito quente. Enquanto isso, tire a base da alface e corte ao meio longitudinalmente. Lave, seque e coloque os lados lisos para baixo no grelhador até começarem a fumar. Tempere e coloque numa travessa grande.

Para fazer o molho, misture o leitelho, a mostarda e o queijo esfarelado numa tigela. Tempere com sal e pimenta.

Fatie o aipo na diagonal com 1cm de espessura, reservando as folhas para decorar. Adicione o aipo à travessa de alface. Quando o frango estiver pronto, corte-o em fatias de 1cm de espessura e adicione-o à travessa.

Polvilhe com as folhas de aipo, cubra com as uvas assadas e regue com os sucos balsâmicos do tabuleiro de assar. Corte a pele de frango ao meio e adicione à salada, juntamente com um pouco de queijo azul desfeito. Sirva o molho ao lado.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais