Home Food SALMÃO GRELHADO COM NOODLES

SALMÃO GRELHADO COM NOODLES

por Food and Travel Portugal
SALMÃO GRELHADO COM NOODLES

Para 4 doses

Suimono é um caldo japonês translúcido, o que permite ver todos os ingredientes. Somen é um noodle japonês branco e muito fino, feito de farinha de trigo. Se quiser, pode comprar o caldo dashi pronto.

INGREDIENTES:

Para o caldo dashi
Folhas de 2x12cmx18cm de algas kombu
15g de flocos de bonito seco
Para a sopa
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mirin (opcional)
50g de cogumelos shitake secos, demolhados em 750ml de água fria
250g de noodles somen (pode substituir por noodles soba)
4x100g filetes de salmão sem pele
2 colheres de chá de óleo de girassol
75g de ervilhas de quebrar
140g de cogumelos exóticos cortados
1 cenoura cortada finamente
pedaço de daikon descascado e cortado finamente (aprox. 6 cm)
pedaço de pepino (aprox. 6 cm) descascado, sem sementes, finamente fatiado
1 malagueta verde, sem sementes, finamente picada
Para servir (opcional)
50g de folhas externas de repolho verde sem o centro branco e folhas brancas finamente desfiadas
100ml de óleo de girassol


PREPARAÇÃO:

Faça o repolho primeiro. Quando cozido, as folhas verdes parecem algas crocantes. Aqueça o óleo num wok e quando um pequeno pedaço de repolho começar a estalar no óleo, apague o lume e frite o repolho em lotes (pode espirrar muito!).

Quando deixar de espirrar, volte a ligar o lume e frite aproximadamente 1 minuto até ficar crocante. Remova o repolho com uma escumadeira e coloque num prato forrado com papel de cozinha. Isto pode ser feito um pouco antes do restante.

Para fazer o caldo de dashi, enxague o kombu, parta-o em pedaços e coloque numa panela média com 1,25 litros de água fria. Deixe ferver em lume médio, junte os flocos de bonito e desligue o lume. Deixe tapado por 30 minutos. Passe por uma peneira fina colocada sobre outra panela e descarte os sólidos.

Adicione o molho de soja e o mirin para fazer o caldo-base da sopa. Coloque os shitake numa panela com o líquido onde demolhou e cozinhe por 20 minutos. Deixe infundir.

Enquanto isso, cozinhe os noodles de acordo com as instruções do pacote e escorra. Refresque em água fria e escorra novamente. Misture o salmão no óleo e tempere.

Aqueça uma frigideira antiaderente ou grelhador no máximo. Reduza um pouco o calor e grelhe o salmão aproximadamente 3 minutos, vire e cozinhe mais 2 minutos. Transfira para um prato e mantenha quente.

Na sopa adicione as ervilhas, deixe cozinhar durante 4 minutos e junte os cogumelos exóticos. Deixe ferver alguns minutos. Adicione a cenoura e os noodles. Aqueça.

Para servir, divida os noodles e os vegetais pelas taças. Escorra o líquido dos shitake na sopa e descarte os cogumelos. Reaqueça a sopa, coloque-a nas taças e depois adicione o daikon, o pepino e a malagueta. No topo de cada taça coloque um pedaço de salmão. Termine com as folhas de repolho crocantes e sirva imediatamente.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais