Home Food SÃO 5 AS NOVAS ESTRELAS MICHELIN EM PORTUGAL

SÃO 5 AS NOVAS ESTRELAS MICHELIN EM PORTUGAL

por Food and Travel Portugal
SÃO 5 AS NOVAS ESTRELAS MICHELIN EM PORTUGAL

O vegetariano de José Avillez, dois projetos gastronómicos japoneses, um francês e um português foram os novos distinguidos na Gala Michelin 2023.

Fotografia: Mesa de Lemos, by Mário Ambrózio

Está a ser um bom ano para o chef José Avillez: o Tasca, no Dubai, foi distinguido em junho na gala de estreia das estrelas Michelin no Médio Oriente, com o Tasca. Agora, é a vez do seu  Encanto, restaurante inteiramente dedicado ao menu vegetariano que tem como chef residente João Diogo Formiga. Avillez tem assim o primeiro restaurante vegetariano a integrar o guia da Península Ibérica.

A cozinha nipónica também foi especialmente valorizada, com as distinções do Kanazawa, comandado pelo chef Paulo Morais e do Kabuki, com o chef Paulo Alves, ambos em Lisboa.

A norte, brilharam Vasco Coelho Santos com o seu Euskalduna Studio e o restaurante Le Monument comandado pelochef francês Julien Montbabut.

O restaurante  Mesa de Lemos, em Viseu, que tem uma estrela Michelin, recebeu a Estrela Verde, atribuída pelo terceiro ano consecutivo para destacar os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável.

Em Portugal há agora  31 restaurantes com uma estrela Michelin e mantém-se os mesmos sete com duas.

Na categoria Bib Gourmand, em que o guia destaca restaurantes pela boa refeição a um preço razoável (menu completo por não mais do que 35 euros), há 7 novos espaços em Portugal.

Em Lisboa, o Carnal, gastrobar mexicano de Ljubomir Stanisic comandado pelos seus chefs; o Ofício, que tem à frente o chef criativo Hugo Candeias e o chef executivo Rodolfo Lavrador e o Zunzum Gastrobar, projeto da chef Marlene Vieira. No Algarve, surge o À Mesa, em Tavira, com o chef João Dias. No Porto, a distinção chegou ao  Gruta, que tem a chef Rafaela Louzada aos comandos da cozinha; Vasco Coelho Santos volta a brilhar com o seu  Semea by Euskalduna, e o fine dining  Rio by Paulo André.

Em 2024 a edição do Guia Michelin será apresentada em dois eventos separados, um em Espanha, e outro, pela primeira vez, em Portugal. 

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais