Home FoodReceitasEntradas TARTE ALSACIANA

TARTE ALSACIANA

por Food and Travel Portugal
TARTE ALSACIANA
Doses: Faz 1 tarte de 25x30cm

INGREDIENTES:

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande em fatias finas
1⁄2 colher de chá de sal
1⁄2 colher de sopa de pimenta preta moída
2 colheres de sopa de vinho branco
1 folha de massa folhada
125g crème fraîche
8 fatias de bacon picadas
20g de queijo gruyère ralado
20g de queijo cheddar ralado
1 gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite ou água

Tabuleiro de mais de 25x30cm


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre o tabuleiro com papel vegetal.

Aqueça o azeite numa frigideira grande em lume médio. Adicione as cebolas, sal e pimenta e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que estejam macias e douradas, cerca de 15 minutos.

Adicione o vinho e mexa delicadamente para dissolver qualquer bocadinho do fundo da panela. Cozinhe até o vinho evaporar, cerca de 2 minutos. Tire a frigideira do lume.

Estenda a massa folhada sobre uma superfície levemente enfarinhada num retângulo de 25x30cm. Transfira a massa para o tabuleiro preparado.

Espalhe o crème fraîche uniformemente sobre a massa, deixando um espaço de 2,5cm à volta da beirada. Espalhe uniformemente o bacon picado e as cebolas. Cubra com os queijos ralados.

Dobre as bordas expostas da massa sobre o recheio para formar uma borda de 2,5cm. Pressione suavemente os cantos para ajudar a selar as bordas no lugar.

Pincele a crosta exposta com a gema do ovo preparada. Leve a torta ao forno até que a crosta fique dourada e o bacon fique crocante por 20 a 25 minutos. Corte em 6-8 fatias e sirva quente.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais