Home Food TARTE DE CEREJAS COM AMÊNDOAS

TARTE DE CEREJAS COM AMÊNDOAS

por Food and Travel Portugal
TARTE DE CEREJAS COM AMÊNDOAS

Para 4 doses

Vai precisar de uma tábua de madeira para cozer a tarte na grelha sem que a forma se queime.

INGREDIENTES:

1 massa quebrada doce (receita abaixo), à temperatura ambiente
125g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, e mais um pouco para untar
125g de açúcar e mais um pouco para polvilhar
3 ovos
125g de farinha peneirada
220g de cerejas sem caroços
125g de amêndoas em pó
Madeira rija para queimar lentamente

PREPARAÇÃO:

Unte uma forma de tarte de 20cm com manteiga e polvilhe com farinha. Leve ao frigorífico para arrefecer.

Estenda um grande pedaço de papel vegetal sobre uma bancada de cozinha e polvilhe com açúcar. Coloque a massa doce em cima e cubra com mais um pedaço de papel vegetal. Comece então a estender a massa entre as duas folhas de papel, até obter uma espessura aproximada de 3mm e com uma circunferência que cubra toda a forma, com sobras à volta.

Com cuidado, transfira a massa para a forma. Se aparecer algum buraco, cubra-o simplesmente com o excesso de massa. Pressione a massa no fundo e na lateral da forma e pique todo o fundo com um garfo. Cubra com um pedaço de papel vegetal amassado e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça um creme de amêndoa, batendo o açúcar e a manteiga até ficarem misturados. Junte os ovos, um de cada vez. Junte a farinha e as amêndoas em pó até conseguir uma mistura homogénea.

Encha a massa da tarte com feijões ou arroz crus e leve ao forno 10-15 minutos ou até a massa estar assada, mas ainda pálida.

Acenda o grelhador. Coloque a madeira rija ao lado do carvão para começar a fumar (a temperatura pretendida dentro
do grelhador serão 180ºC/190ºC. Por vezes, terá de utilizar a tampa e as ventoinhas para manter a temperatura).

Retire a base da tarte do forno, retire os feijões e o papel e deixe arrefecer 10 minutos antes de remover o excesso de massa das laterais, utilizando uma faca de serra pequena. Coloque o creme de amêndoas na base da tarte e cubra com as cerejas.

Proteja a base e as laterais da forma com uma dupla camada de papel alumínio, de modo a que as chamas não queimem a tarte. Coloque a tarte sobre a placa de madeira, transfira para a zona de menor calor da grelha e feche a tampa. Deixe durante 35-40 minutos ou até que as bordas fiquem douradas, o recheio cozido (faça um teste com o palito que deve ser enfiado no centro da tarte e, se sair limpo, o recheio está feito) e as cerejas macias.

Retire a tarte do calor e deixe arrefecer 1 hora antes de servir.


MASSA QUEBRADA DOCE

Faz uma tarte de 20cm de diâmetro

250g de farinha, mais alguma para polvilhar
50g de açúcar em pó
125g de manteiga sem sal, cortada em cubos pequenos
1 ovo, ligeiramente batido
4 colheres de chá de natas

Peneire a farinha, o açúcar e uma pitada de sal para uma taça. Junte a manteiga e amasse até que fique uma mistura esfarelada. Adicione o ovo e as natas e misture.

Coloque a massa numa taça limpa, polvilhe ligeiramente com farinha e cubra com película aderente, deixando descansar no frigorífico pelo menos 30 minutos. Retire a massa do frigorífico 10/15 minutos para que fique à temperatura ambiente antes
de estender.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais