Home Food TARTE DE ERVILHAS, PANCETTA E PARMESÃO

TARTE DE ERVILHAS, PANCETTA E PARMESÃO

por Food and Travel Portugal
TARTE DE ERVILHAS, PANCETTA E PARMESÃO

Para 6 doses

INGREDIENTES:

Para a massa folhada
225g de farinha de trigo, mais extra para polvilhar
60g de manteiga sem sal fria, cortada em pequenos cubos
60g de banha fria, cortada em pequenos cubos
Para o recheio
195g de pancetta, cortada em cubos de 5-6mm
½ cebola vermelha, finamente picada
5 ovos médios, mais 3 gemas
200ml de creme de natas
75g de parmesão finamente ralado
100g de ricota
100g de ervilhas congeladas
raspas finas de 1 limão
forma redonda de 25cm e 3,5cm
de profundidade com fundo amovível
feijão cru


PREPARAÇÃO:

Para fazer a massa, misture a farinha e uma pitada de sal fino numa tigela, adicione a manteiga e a banha e esfregue levemente com as pontas dos dedos até que a mistura se assemelhe a pão ralado fino. Gradualmente, adicione 3-5 colheres de sopa de água gelada e misture até a massa começar a unir-se. Suavemente, amasse tudo numa bola lisa, enrole em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos.

Estenda a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até uma espessura de 3mm e forre a forma, deixando um pouco a mais pendendo da beirada.

Fure a base toda com um garfo e leve ao frigorífico por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C. Forre a forma com papel vegetal e encha com feijões crus. Leve ao forno por 12-15 minutos, até que a massa esteja seca ao toque, remova o papel e os feijões e devolva a forma ao forno por cerca de 5 minutos até que a base esteja seca e a massa levemente corada.

Use uma faca pequena e afiada para cortar o excesso de massa da beirada. Reduza a temperatura do forno para 180°C.

Para fazer o recheio, cozinhe a pancetta numa frigideira seca, em lume médio, até dourar e as bordas começarem a ficar crocantes e retire. Baixe ligeiramente o lume, junte a cebola vermelha e cozinhe-a delicadamente na gordura da pancetta até ficar macia.

Numa tigela, bata os ovos, as gemas extra e as natas até conseguir a combinação de todos os elementos. Adicione o queijo parmesão ralado, uma pitada de pimenta branca e uma pequena pitada de sal fino (a pancetta e o parmesão já são salgados).

Espalhe a pancetta e a cebola sobre a base da tarte. Espalhe por cima a ricota, as ervilhas e as raspas de limão. Cubra cuidadosamente com a mistura cremosa de ovos. Leve ao forno por 35-45 minutos, até que o recheio esteja pronto e dourado.

Deixe na forma por 5 minutos e desenforme com cuidado. Sirva quente ou fria.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais