Home Food TARTELETES DE BOLETUS E FUNCHO COM TOMATES ASSADOS

TARTELETES DE BOLETUS E FUNCHO COM TOMATES ASSADOS

por Food and Travel Portugal
TARTELETES DE BOLETUS E FUNCHO COM TOMATES ASSADOS

Para 6 doses

INGREDIENTES:

Para a massa
200g de farinha
85g de manteiga
1 ovo batido
Para o recheio
manteiga para fritar
2 chalotas grandes finamente picadas
1 bulbo de funcho aparado e finamente picado
pequeno ramo de tomilho, só folhas
2 dentes de alho esmagados
250g de boletus frescos
50ml de natas
2 gemas
Para o tomate assado
100ml de azeite
12 dentes de alho, descascados
1 colher de sopa de folhas de tomilho
alguns raminhos de alecrim, só as folhas
1kg de tomates maduros cortados em quatro
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de xerez
6 formas de tarteletes de 9cm (mais ou menos)


PREPARAÇÃO:

Para fazer a massa, peneire a farinha e uma pitada de sal numa tigela e esfregue a manteiga na farinha até parecer pão ralado. Adicione o ovo e água suficiente (cerca de 1 colher de sopa) para fazer uma massa firme. Deixe descansar no frigorífico por algumas horas.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa frigideira, derreta a manteiga e adicione as chalotas, o funcho e o tomilho. Cozinhe em lume médio até as chalotas ficarem quase moles, depois acrescente o alho e os cogumelos. Refogue por alguns minutos até os boletus começarem a murchar. Reserve.

Retire a massa do frigorífico, estenda até uma espessura de 5mm e forre as formas, deixando que sobre nas bordas. Forre as formas com papel vegetal, encha com feijão ou outro grão cru e leve ao forno por 15 minutos. Deixe de lado para arrefecer.

Para os tomates assados, coloque o azeite num recipiente de vidro de ir ao forno. Adicione o alho e as ervas e coloque no forno para aquecer. Passe os tomates numa tigela com o açúcar, 2 colheres de chá de sal grosso e o vinagre e adicione as ervas e o alho. Leve ao forno por 20 minutos e mantenha quente enquanto finaliza as tartes. Reduza a temperatura do forno para 170°C.

Apare o excesso de massa e preencha cada forma com a mistura de cogumelos. Bata as natas e as gemas, tempere bem e divida entre as formas. Asse por 12 minutos até que as tarteletes criem uma cobertura. Sirva as com os tomates assados e uma boa quantidade dos seus sucos.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais