Home Food TARTES DE MAÇÃ E MIRTILOS EM MASSA DE AVELÃS E MOLHO DE CARAMELO SALGADO

TARTES DE MAÇÃ E MIRTILOS EM MASSA DE AVELÃS E MOLHO DE CARAMELO SALGADO

por Food and Travel Portugal
TARTES DE MAÇÃ E MIRTILOS EM MASSA DE AVELÃS E MOLHO DE CARAMELO SALGADO
Doses: 6 doses

INGREDIENTES:

6 maçãs rijas, como as Granny Smith
6 colheres de sopa de manteiga de caramelo
500g de mirtilos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo batido
Para a massa de avelãs
150g de farinha de trigo
50g de avelãs torrada, moídas
100g de manteiga sem sal gelada, em cubos, mais extra para untar
50g de açúcar
1 gema de ovo
Para acompanhar
gelado de baunilha
6 x copos ou ramequin de capacidade para 300 ml


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 190ºC e unte levemente com manteiga os copos ou ramequins. Para fazer a massa, peneire a farinha e uma pitada de sal numa tigela e misture as avelãs. Trabalhe na manteiga até que a mistura se assemelhe a migalhas finas.

Adicione o açúcar. Junte a gema de ovo e 1 colher de sopa de água e amasse para formar uma massa macia. Faça um disco, enrole em película aderente e deixe a massa no frigorífico por 20 minutos.

Para fazer o recheio, descasque as maçãs e corte-as em pedaços de 1cm, excluindo as sementes.

Coloque-as numa panela com o caramelo de manteiga salgada e 2 colheres de sopa de água e aqueça suavemente até que o caramelo derreta. Tape e cozinhe por 5 minutos, junte os mirtilos e a essência de baunilha e cozinhe por mais 5-6 minutos até que os mirtilos comecem a amolecer. Retire do lume.

Divida o recheio pelos ramequins e coloque-os num tabuleiro. Divida a massa em 6 pedaços iguais e abra cada um num círculo um pouco maior do que os ramequins, numa superfície levemente enfarinhada.

Pincele as bordas dos ramequins com um pouco do ovo batido. Cubra com um círculo de massa e, usando uma pequena faca afiada, retire e reserve o excesso. Repita para fazer as 6 tartes.

Estenda novamente as aparas de massa e, usando cortadores, carimbe formas de folhas e de maçã. Pincele a superfície das tarte com ovo batido e cubra com as decorações.

Pincele os topos com mais ovo e asse por 25 a 30 minutos até que a massa esteja dourada e o recheio de mirtilo borbulhe.

Deixe arrefecer por 5 minutos e sirva com gelado de baunilha.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais