Home Travel48 horas VANCOUVER, CANADÁ

VANCOUVER, CANADÁ

by Food and Travel Portugal
VANCOUVER, CANADÁ

A terceira maior cidade do Canadá é um refúgio para os amantes da cultura e, com o país a celebrar o seu 150º aniversário, nunca houve melhor altura para a visitar, conta-nos Catherine Van Brunschot.

Porquê ir?

O enquadramento geográfico é magnífico! As montanhas North Shore erguem-se atrás do porto e as praias rodeiam as torres do coração da cidade. Aqui, o apetite pelas atividades ao ar livre é tão forte como a corrente do seu rio.

O que fazer?

Comece o dia como os canadianos, pedalando ou percorrendo os trilhos da floresta tropical e a paisagem deslumbrante do Stanley Park, com 400 hectares, onde os mastros totem convivem pacificamente com os antigos cedros vermelhos. A seguir dirija-se aos toldos brancos de Canada Place: a obra central da Expo 1986 é agora um centro de convenções e um terminal de cruzeiros com uma vista fantástica sobre o Burrard Inlet. Alguns quarteirões abaixo da Howe Street está a Galeria de Arte de Vancouver, que foi redesenhada a partir de um tribunal neoclássico, por Arthur Erickson, em 1983. Apresenta curadorias da arte e fotografia canadiana e asiática e aloja uma coleção dos trabalhos de Emily Carr, uma das artistas mais populares do país. Do outro lado da rua está a esplêndida Bill Reid Gallery of Northwest Coast Art com uma coleção de obras do conhecido artista canadiano. Após satisfazer o seu lado mais artístico, vá até Gastown, o berço vitoriano de Vancouver. Abandonado muito antes de se tornar um lugar turístico, este é agora um destino badalado para beber cocktails e a plataforma preferida para lançamento de estrelas da culinária em ascensão. No segundo dia, junte-se à multidão em Granville Island, onde galerias, lojas e restaurantes dominam a zona industrial e um mercado de interior colorido exibe todos os produtos locais comestíveis. Escolha o seu transporte – os Aquabus ferries ou os trilhos False Creek – até ao Vanier Park e à sua grande quantidade de museus. O Museu de Vancouver oferece uma experiência reveladora e imersiva na história da cidade, enquanto que o Museu Marítimo de Vancouver aloja o primeiro navio a completar a rota da Passagem Noroeste do Ártico. Termine no antigo refúgio hippie de Kitsiliano, agora renovado com lojas e cafés, como o bistrô francês Au Comptoir e o restaurante tailandês de topo Maenam.

Vista para o oceano

Onde ficar?

Acolha o estilo de vida da Costa Oeste no Loden um hotel boutique que possui bicicletas gratuitas, um spa, um canal de ioga 24h, caminhadas e expedições de bicicleta com um guia. A fachada discreta no Hotel Georgia a realeza britânica e celebridades de Hollywood, nos seus interiores, desde 1927. Uma renovação completa em 2011 resultou numa receção impecavelmente restaurada, que abre passagem para o Hawksworth Restaurant dirigido pelo chef David Hawksworth. O Times Square Suites Hotel oferece suites iluminadas e confortáveis perto do Stanley Park e da praia English Bay.

Onde comer e beber?

Uma filosofia ‘do mar ou da quinta para a mesa’ domina o cenário gastronómico de Vancouver. O Farmer’s Apprenticeé um restaurante no Sul de Granville, onde o chef David Gunawan cria um menu herbívoro e omnívoro baseado no que está disponível diariamente. O seu negócio mais recente é o Royal Dinette, um espaço retro camponês que serve todos os dias abóbora com queijo de cabra fumado, uvas em conserva e cereais, assim como massas criativas. Em Gastown, pode encontrar o L’Abattoir cuja reinterpretação francesa da cozinha da costa oeste converte todos os seus clientes em seguidores leais. Apenas a alguns passos de distância está o The Diamond , o local ideal para cocktails excelentes.

A cidade à noite

A ficar sem tempo?

Aprecie as esculturas das Nações Indígenas Canadianas e uma coleção internacional de 500.000 peças no UBC Museum of Anthropology.

Dica de viagem

Entre no SeaBus para o Lynn Canyon Park e aceda gratuitamente a trilhos na floresta, cascatas e a uma ponte suspensa.


Informação de viagem

A moeda utilizada é o dólar canadiano e o fuso horário é de oito horas a menos que Portugal. O voo a partir de Lisboa dura cerca de 13,5 horas.

Como chegar

A Lufthansa realiza voos diários desde Lisboa até ao aeroporto de Vancouver, com escala em Frankfurt. A Air Canada liga Lisboa a Vancouver, via Toronto, três vezes por semana.

Fontes de Informação

Tourism Vancouver é o guia turístico oficial da cidade. Oferece reservas online para algumas atrações locais e listas de eventos.

Leitura adicional

City of Glass por Douglas Coupland (Bertrand, 21€) é uma série de ensaios e fotografias acerca da sua cidade natal.

Para mais artigos sobre viagens compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos