Home Enoturismo VINHOS ROSÉ, A TENDÊNCIA

VINHOS ROSÉ, A TENDÊNCIA

por Food and Travel Portugal
VINHOS ROSÉ, A TENDÊNCIA

Nem branco, nem tinto! Leves, frescos e de harmonização versátil, os rosés transformaram-se numa excelente opção para os dias mais quentes e são agora cada vez mais populares!

Grande parte desse aumento no consumo deve-se às características do vinho. As cores que variam do rosa salmão ao rosa cereja resultam de técnicas específicas em que a cor da casca da uva é transferida para o vinho, sendo proibida a utilização de corantes ou aromatizantes. A maceração, que é a mais comum e também utilizada para a elaboração dos tintos, consiste em deixar o mosto em contacto com a casca da uva. O tempo de contacto determina a coloração do vinho e sua intensidade. No caso dos rosés, algumas horas já são o suficiente para resultar na bebida cor de rosa. 

Eis alguns lançamentos acabados de sair para os dias mais quentes:

De cor salmão pálido, o novo João Pires Rosé, da José Maria da Fonseca, apresenta notas de violeta, concedidas pela Touriga Nacional, e notas de flor de laranjeira do Moscatel de Setúbal, que resultam num vinho de aromas delicados. Ideal para beber enquanto jovem, o João Pires Rosé é um vinho para acompanhar refeições mais ligeiras nos dias quentes de verão que se aproximam, como pratos de peixe, saladas ou mariscos. Também pode ser apreciado como aperitivo à beira-mar ou num final de tarde ao ar livre.


Uma edição especial Kopke Winemaker’s Collection, o Rosé Reserva – Tinto Cão 2020 foi lançado com o mote ‘Uma viagem do Douro para o Mundo’. Sério, de nariz apelativo, este Rosé apresenta uma estrutura que o torna amplamente versátil a nível gastronómico. A casta Tinto Cão foi a escolhida para a produção deste rosé por ser uma variedade particularmente resistente, de cacho pequeno, película densa e pela maturação tardia, o que permite atingir o grau de acidez desejável. Vinificado na Quinta de São Luiz, o Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2020 apresenta uma cor salmão, no paladar revela-se subtil e elegante, com um fim longo e fresco.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais